Se você deseja fazer em casa um sabão de maneira econômica e sustentável, vai adorar essa receita formidável de sabão glicerinado caseiro, conhecido por ser suave e ter a capacidade de hidratação! Além de obter um sabão de qualidade, você vai reutilizar o óleo de cozinha usado, evitando o desperdício. Faça hoje mesmo!
Como fazer sabão glicerinado caseiro
Para a receita de sabão glicerinado caseiro, primeiramente escolha um local arejado e bem ventilado para o preparo da receita. Coloque luvas de látex natural nas mãos, não deixe de usar máscara e coloque num tambor espaçoso, a soda cáustica e a água morna, mexendo e deixando reservada durante alguns minutos, para a soda ficar totalmente dissolvida. Junte o óleo usado quente e o sebo também quente, mexendo e batendo com uma espátula de plástico ou silicone longa, ou ainda com um cabo de vassoura, até notar que a mistura deu uma engrossada, ganhando consistência. Finalize a receita seguindo corretamente o passo a passo. Depois de tudo, aproveite seu sabão incrível!
Ingredientes da receita de sabão glicerinado caseiro
2 litros de etanol (comprado em posto de combustível)
1 e ½ litro de óleo usado bem quente
3 litros de água morna
corante azul Xadrez diluído em água conforme as instruções da embalagem (opcional)
500 g de soda cáustica 99%
1 e ½ litro de sebo bem quente
um tambor de plástico espaçoso
luvas de látex natural
máscara
espátula de plástico ou silicone longa, ou um cabo de vassoura
frasco com álcool que tenha borrifador
Modo de preparo
Escolha um local bem arejado e ventilado para preparar o sabão.
Calce luvas de látex natural nas mãos, use máscara e depois, em um tambor espaçoso, adicione: 500 g de soda cáustica 99% e 3 litros de água morna, misture e reserve por alguns minutos, para a soda se dissolver por completo.
Depois disso, acrescente 1 e ½ litro de óleo usado quente e 1 e ½ litro de sebo quente, misturando e batendo com uma espátula de plástico ou silicone longa, ou um cabo de vassoura, até perceber que a mistura engrossou, ficando encorpada.
Nessa etapa, agregue 2 litros de etanol, despejando nas laterais do tambor, para evitar que venha muito vapor em você e que ele suba.
Vá batendo essa mistura com a espátula longa ou cabo de vassoura, por cerca de 10 a 25 minutos, para dar o ponto de vela, que é quando a mistura começa a grudar no utensílio que você está usando para bater.
Junte o corante azul Xadrez diluído em água conforme as instruções da embalagem (opcional) e misture bem novamente, por mais 5 minutos. Você vai notar que a mistura está ficando mais grossa e a espuma de cima vai endurecer, ficando talhada e mais difícil de misturar, indicando que está atingindo o ponto correto.
Nesse momento, despeje a mistura num recipiente plástico retangular espaçoso e borrife a espuma de cima com um frasco borrifador com álcool, para que ela se dissipar e não ficar aparente sobre o sabão. Não precisa borrifar muito.
Cubra o recipiente com um pano e deixe o sabão descansar por 12 horas se onde você mora estiver com uma temperatura fria, mas se estiver calor, pode aguardar por 24 horas.
Com o sabão já firme, desenforme sobre um pano, virando o recipiente. Em contato com o ar, o sabão vai ficar esbranquiçado por fora, é assim mesmo.
Corte o sabão em quadrados, com uma faca, para formar e embrulhe-os em plásticos para armazenar pelo tempo de cura e manter a cor.
Após cerca de 15 dias, que é o tempo de cura, você já pode utilizar seu incrível sabão glicerinado caseiro!
Dica adicional: o tempo de cura do sabão, que é em torno de 15 dias, é essencial para garantir que ele esteja seguro (a soda cáustica estará completamente neutralizada) para uso e com a consistência adequada. Armazene o sabão em um local fresco, seco e bem ventilado, longe da luz solar direta, para obter os melhores resultados.
Rendimento: 28 barras de sabão glicerinado caseiro.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.