Pudim de Tapioca ou Bolo de Tapioca ou ainda Cuscuz de Tapioca, uma sobremesa bem conhecida no Nordeste, mas não em todo o Brasil. Lembra uma tapioca, só que grande. Se você gosta dela servida com leite condensado vai amar esta versão grandona e geladinha em formato de pudim, com calda de leite condensado e coco ralado.
Esta receita vai te surpreender. Mas muita atenção, só pode ser feita com a tapioca granulada, não funciona com aquela goma de tapioca que faz a tapioca na frigideira!
Como Fazer Pudim de Tapioca
Feito com a tapioca granulada que é umedecida e hidratada com leite bem quente, quase fervente, agrega-se leite de coco e leite condensado.
Nada de levar ao fogo, a tapioca vai hidratar por 1 hora com o calor e a finalização se dá na geladeira. Bem fácil mesmo de fazer e deliciosa!
Autor: André Holmo
Tipo: Sobremesa
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo total: 20 minutos
Rendimento: Serve 6 pessoas
Calorias: 234 por porção
Ingredientes da receita de Pudim de Tapioca
- ½ kg de tapioca granulada
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 litro de leite
- 200ml de leite de coco
- 100g de coco ralado
- 2 colheres de sopa de leite condensado
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
- Em uma bacia coloque um pacote de ½ kg de tapioca, 2 xícaras de chá de açúcar e misture bem, coloque o leite morno para hidratar e misture bem, deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
- Depois de deixar a tapioca descansar por 1 hora, acrescente 1 vidro de 200 ml de leite de coco 1 pacote de 100 gramas de coco ralado e misture bem, acrescente 2 colheres de sopa de leite condensado, mexa.
- Unte uma assadeira com leite condensado.
- Acomode a mistura de tapioca na assadeira, não é para apertar muito.
- Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas.
- Desinforme, regue com leite condensado a gosto e saboreie essa receita maravilhosa.
Ficou com dúvida? A Luísa Tonelli fez a receita de pudim de tapioca pro seu canal. O vídeo está logo abaixo.
AVALIE ESSA RECEITA!
Você também pode gostar de:
Panqueca leve e saborosa, que combina com uma variedade de recheios e molhos
Lentilha na panela de pressão saborosa e fácil de fazer para começar bem a semana
Bolo de banana fofinho e saboroso, feito no liquidificador com farinha de rosca
Carne de soja refogada aprenda como preparar e cozinhar para começar a semana mais leve
Bolo bem casado um bolo fácil e maravilhoso que vai surpreender sua família
Torta de coco maravilhosa tão fácil de fazer que até quem não sabe cozinhar consegue
Chef formado pelo Senac São Paulo, com trajetória na gastronomia desde 2006. Editor-chefe do Receita Toda Hora, vencedor do Brasil Publisher Awards 2024 (Melhor Site de Receitas). Teve receitas publicadas em Terra (parceiro oficial), Metrópoles, R7 e NE10/UOL, e apresentou receitas no Jornal da EPTV (Globo Interior) e no Jornal SBT Noticidade. Criador de conteúdo digital com mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram @receitatodahora.com.br. Saiba mais sobre o Receita Toda Hora.