Que tal aprender a preparar com todas as dicas para obter um ótimo resultado, um delicioso molho de tomate, que você faz em casa, sem complicação! Saudável e natural, livre de conservantes, ele fica também nutritivo e saboroso, perfeito para ser utilizado em suas mais variadas receitas! Confira a receita do Canal Guilherme Guzela, faça o divino molho de tomate e apaixone-se!
Como fazer molho de tomate
Para o molho de tomate, vamos lavar os tomates, cortá-los ao meio e tirar a parte branca e dura, reservando-os. Esquentaremos no fogo uma panela antiaderente com um fio de azeite, juntaremos a cenoura, misturaremos e refogaremos, deixando dourar devagar em fogo baixo. A cenoura, estando dourada, acrescentaremos: a cebola, o salsão, o alho, as folhas de louro, e os ramos de alecrim e orégano. Mexeremos e vamos refogar por 4 minutos, juntando um pouco de sal. Incluiremos os tomates, misturando bem. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste seu maravilhoso molho de tomate, utilizando-o para deixar suas receitas ainda mais gostosas!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de molho de tomate
- um fio generoso de azeite
- ½ cenoura ralada
- ½ cebola grande picadinha
- 1 talo pequeno de salsão picado
- 2 dentes de alho inteiros, levemente amassados, descascados
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 ramo de orégano fresco
- 1,5kg de tomate rasteiro
- ½ colher (sopa) de açúcar mascavo
Modo de preparo
- Primeiramente higienize os tomates, corte-os ao meio e retire a parte branca durinha, reservando-os.
- Aqueça uma panela antiaderente no fogo com um fio generoso de azeite, acrescente a cenoura ralada, mexa com uma colher de pau e refogue, dourando lentamente em fogo baixo.
- Quando a cenoura estiver dourada e liberando um aroma adocicado, junte a cebola, o salsão, o alho, as folhas de louro e os ramos frescos de alecrim e orégano.
- Misture e vá refogando por mais uns 4 minutos, acrescentando também um pouco de sal.
- Agora está na hora de entrar com os tomates, dando uma boa misturada.
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo por vezes, até murcharem, soltando água.
- Em seguida, ponha o açúcar mascavo, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente em fogo o mais baixo possível, durante 1 hora e meia a 2 horas, deixando a panela sem a tampa nos 20 minutos finais.
- Após esse tempo, desligue o fogo, prove e acerte o sal e vá passando o molho numa peneira de metal, levemente vazada, com uma tigela embaixo. Ponha uma quantidade de molho na peneira e pressione levemente com uma colher de pau, sem apertar demais.
- Repita esse processo, até passar todo o molho pela peneira. Descarte o que ficar em cima da peneira, como cascas e sementes.
- Se desejar, você pode bater o molho no liquidificador, mas sem bater, com os pedacinhos, fica ótimo também.
- Armazene na geladeira em potes com tampa ou pode congelar também!
- Saboreie seu molho de tomate incrível! Bom proveito!
Rendimento: cerca de 1,200ml de molho de tomate.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também vai gostar de:
Pudim de geladeira que não vai ovo e uma calda que é impossível errar de tão fácil
Aprenda o segredinho de um tempero para frango assado perfeito e muito simples de preparar
O bolo cocada é o bolo que conquista todo mundo que experimenta não dá para comer 1 pedaço só
Segredo revelado: massa perfeita e sem erro de empada de frango
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais