Que tal fazer um delicioso lanchinho de banana para saborear em qualquer ocasião, encantando a todos? Também chamado de medalhão de banana, ele fica muito saboroso, tem uma bela apresentação e apresenta um ótimo rendimento, trazendo a combinação perfeita da banana com o açúcar e a canela! Faça e arrase!
Como fazer lanchinho de banana
Para a receita de lanchinho de banana, adicione numa vasilha, o leite integral morno e o fermento biológico seco, mexendo com um fouet. Junte o açúcar, o sal e o óleo, voltando a mexer. Inclua, gradualmente, a farinha de trigo sem fermento, mexendo a cada acréscimo. Passe a massa para uma superfície plana, ligeiramente polvilhada com farinha e sove a massa durante 3 minutos, até que fique macia e uniforme. Faça uma bola com a massa, coloque-a de volta na vasilha, tampe com plástico-filme ou com um guardanapo limpo e aguarde repousar até crescer o dobro. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa delícia!
misturinha de 1 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sobremesa) de canela em pó (para finalizar)
uma pitada de sal
1 colher (chá) bem cheia de fermento biológico seco (3 g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
150 g de farinha de trigo sem fermento (uma xícara de 250ml)
3 bananas-nanicas maduras, porém firmes
½ xícara (chá) de leite integral morno (não pode ser quente)
óleo o quanto baste (para a fritura)
Obs.: a medida da xícara é de 220ml.
Modo de preparo
Em uma tigela coloque ½ xícara (chá) de leite integral morno e 1 colher (chá) bem cheia de fermento biológico seco, misturando com o fouet.
Acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar, uma pitada de sal e 2 colheres (sopa) de óleo, tornando a misturar.
Entre aos poucos, com cerca de 140 g de farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição.
Transfira a massinha para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada e vá sovando a massa por uns 3 minutinhos, até ela ficar macia e homogênea.
Forme uma bola com a massa, volte-a para a tigela, cubra com plástico-filme ou com um guardanapo limpo e deixe descansar até dobrar de volume.
Com a massa descansada e crescida, passe-a para a bancada enfarinhada e abra com um rolo, esticando para formar uma tira de espessura fina.
Com uma carretilha ou uma faquinha, corte a massa em tiras, no sentido do comprimento.
Tenha disponíveis 3 bananas-nanicas maduras, porém firmes, descascadas, pegue uma nas mãos e use uma das tiras de massa para enrolar nessa banana.
No final, aperte para “colar” a massa e depois, role um pouco a banana enrolada na bancada, para ficar bem apertadinha.
O próximo passo é fatiar a banana enrolada, deixando do tamanho que desejar. Disponha numa forma untada com um pouco de óleo. Repita o processo com as outras bananas.
Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, sem deixá-lo muito quente, acrescente alguns lanchinhos e deixe fritar até dourar por igual.
Retire com uma escumadeira e transfira para uma vasilha forrada com papel-toalha. Faça isso até terminar de fritar todos os lanchinhos.
Para finalizar, passe-os numa mistura de1 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sobremesa) de canela em pó.
Sirva e delicie-se com seu irresistível lanchinho de banana! Bom proveito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.