Para entender como economizar gás na cozinha, é preciso mudar alguns pequenos hábitos e formas de cozinhar. Basta se acostumar com isso e então não será nenhum grande esforço.
Precisamos prestar atenção aos detalhes para não termos que arcar com contas caras desnecessariamente, não apenas para quem possui um negócio no mundo da culinária, mas também pessoas comuns no dia a dia.
A preparação dos alimentos para levar à mesa pode ser feita de forma a economizar gás de cozinha com alguns pequenos truques simples. Confira!
Usar o cozimento a vapor é uma boa maneira não apenas de economizar gás de cozinha, mas também de gerir melhor o tempo.
Além disso, é mais saudável que a fervura, pois o cozimento a vapor preserva a qualidade nutricional dos vegetais que, ao serem fervidos, ficam dispersos na água.
Ao cozinhar a vapor, podemos preparar vários alimentos ao mesmo tempo usando uma única boca do fogão, com fogo baixo.
Este é mais um ponto importante para quem deseja saber como economizar gás na cozinha.
Outro método de cozimento opcional ao fogo é o forno elétrico. Nele é possível cozinhar um número maior de pratos ao mesmo tempo, dependendo do forno.
Opte também por desligar o forno 10 minutos antes de o prato ficar pronto. Se não abri-lo, o alimento terminará de cozinhar com o calor.
Ao ferver algo ou cozinhar macarrão, por exemplo, não exagere na quantidade de água. Ou seja, coloque apenas a medida adequada para o cozimento. Quanto menos água, mais rápido entrará em ebulição. E, consequentemente, mais economia do gás de cozinha.
Não podemos nos esquecer da vantagem de marinar. Esse preparo reduz os tempos de cozimento ou até permite consumir alimentos crus (especialmente certos tipos de peixes).
As leguminosas devem ser submetidas a várias horas de imersão antes do cozimento. É o que acontece com lentilhas, feijão e grão de bico, por exemplo.
A imersão reidrata as leguminosas, de modo que exigirão menos tempo ao fogo. E, dessa forma, você consegue economizar gás.
Para agilizar ainda mais, opte, claro, por usar a panela de pressão, pois ela reduz os tempos de cozimento em até 50%.
Além disso, existe a hipótese de cozinhar uma maior quantidade de leguminosas e congelar as porções que não vamos consumir. Isso também traz uma economia considerável de gás, mas sobretudo de tempo. Depois, basta descongelar e aquecer.
Este tópico é bastante relevante para entendermos como economizar gás na cozinha.
Cozinhar alimentos frios retirados diretamente do freezer ou da geladeira exigirá mais tempo de uso do fogão.
Por sua vez, retirá-los da geladeira para trazê-los à temperatura ambiente nos permitirá consumir menos gás.
A escolha de panelas e frigideiras para cozinhar não deve ser subestimada. Em primeiro lugar, deve-se saber que um fundo mais alto de aço permite uma distribuição e manutenção uniforme do calor. Panelas de ferro ou não esmaltadas também são muito eficientes.
Depois de ter escolhido as panelas adequadas, preste também atenção ao tamanho. Se usarmos chamas maiores para panelas pequenas, o calor será desperdiçado.
O mesmo vale ao usar uma chama pequena para panelas grandes. Isso não será uma escolha inteligente, pois o tempo será maior para obter o calor adequado.
Agora você já sabe como economizar gás na cozinha.
Ficou com alguma dúvida?
Comente lá no nosso Instagram!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Bolo gelado de leite ninho com creme que derrete na boca muito fácil de preparar
Biscoito champagne caseiro fácil de fazer e muito mais econômico que o comprado
Uma refeição completa arroz de forno especial de restaurante
Salada de repolho americana você vai querer fazer todo dia
Torta de frango com palmito perfeita saborosa que derrete na boca
IMPORTANTE: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.