Dicas para Começar e Impulsionar as suas Vendas

Aqui você encontrará todas as dicas de utensílios, estratégias de marketing, quanto cobrar, como fidelizar os clientes, entre outras dicas importantes para você que quer começar ou alavancar os seus negócios. Confira!

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Vendas

POR ONDE COMEÇAR

  • Parabéns! Se você está lendo esta matéria mostra seu interesse pela pesquisa. Nunca pare de pesquisar. Pesquisar é conhecer, atualizar técnicas e tendências de mercado.

UTENSÍLIOS BÁSICOS

  • Invista em uma balancinha digital. Não é cara e será de grande ajuda tanto para a estética dos doces quanto para sua contabilidade.
  • Também é aconselhável comprar a colher pão-duro de silicone para mexer suas massas. Ela é higiênica e por que sua forma abrange todo o fundo da panela deixando seu doce impecável e evitando o desperdício.
  • As panelas mais espessas são as melhores para dar ponto nas suas massas, pois distribuem melhor o calor sobre os alimentos, então, é bom ter uma.
  • Se for trabalhar com bombons precisará de forminhas ou de garfinhos próprios para glaçar bombons, e recipiente de vidro para derreter o chocolate.
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HIGIENE

  • Antes de colocar a mão na massa literalmente, siga as regras necessárias para garantir um produto de excelência. Mantenha suas unhas sempre curtas.
  • Lave bem as mãos antes de manipular alimentos com detergente, pois ele tem muito perfume.
  • O uso do álcool gel também é recomendado.
  • Use touca e pano de prato limpo.
  • Armazene os alimentos em ambiente e de forma adequados. Os potes descartáveis de plástico transparente (aqueles com tampa) são de custo baixo, vedam bem e têm de vários tamanhos.
  • Cole etiquetas indicando a data de validade dos alimentos.

PARA QUEM VENDER

  • Em primeiro lugar é preciso definir qual será seu público alvo (classe social e a faixa de renda).
  • Depois de definir detalhadamente o seu público alvo, conheça as suas preferências, o que não significa deixar de criar suas próprias combinações de sabores e formas.
  • Apostar na criatividade também ajuda, por exemplo, em vez de oferecer somente o olho de sogra, ofereça também a flor de sogra. Uma rosa feita com beijinho decorada com glitter posta em cima da ameixa. O valor da matéria prima de ambos é o mesmo, porém posso vender a flor de sogra com preço diferenciado.

QUAIS VARIEDADES OFERECER

  • Oferecer uma variedade razoável é vantajoso, principalmente no início, porque permite que você tenha mais chances de acertar e saber quais dos seus produtos as pessoas preferem. Com o tempo, o próprio cliente decidirá quais serão seus doces de sucesso e você pode até eliminar aqueles que não têm saída.

FAÇA TESTES

  • Não comercialize produtos que nunca fez antes. Prove-os, dê para amigos e parentes com faixas etárias diferentes provarem. Peça a eles que descrevam o caráter do doce, como molhado, seco, macio, duro, crocante, azedo, amargo… Elogios como gostoso, delícia são super bem vindos, mas a tática é descobrir como as pessoas degustam o seu docinho. Pergunte a elas o que mudaria, isto deixa qualquer um mais a vontade para fazer a crítica (construtiva). Se 5 pessoas de 10 disserem que colocariam menos limão então coloque menos limão.

COMO CALCULAR RECEITA X QUANTIDADE

  • A receita do brigadeiro rende 1.200kg divida o peso da massa pelas gramas de 1 unidade e você terá a quantidade de doces. Por exemplo 1.200kg : docinhos de 12g renderá aproximadamente 100 docinhos. Esta regra serve para qualquer coisa que você fizer, é só pesar.

COMO DEFINIR O TAMANHO DOS DOCES

  • Pesquise a concorrência e pessoas que estejam envolvidas no ramo de festas. A partir daí você pode definir se quer seguir o padrão ou não.
  • Apesar de ser um trabalho artesanal, é de muito capricho deixá-los mais ou menos do mesmo tamanho. Use a balancinha no início até pegar o jeito.

A QUE PREÇO DEVO VENDER

  • Como você está iniciando seu negócio é interessante vender por um preço competitivo, para isso, pesquise sua concorrência para ter uma base. Cada festa que você fizer, dezenas ou centenas conhecerão seus produtos aumentando sua clientela.
  • Pesquise por bons preços, descontos e promoções. Hoje em dia são muitas as opções de marcas e preços, sem abrir mão da qualidade. Aproveite.
  • Como regra geral, multiplique por 3 o custo da matéria-prima, aí você cobrirá também as despesas com energia elétrica e gás e o seu lucro.

COMO DIVULGAR

  • O cartão de visita é indispensável, por mais simples que seja. Coloque seus contatos telefone, email, fanpage, blog, site, endereço e o que mais sejar informar. Tenha sempre consigo e não tenha pena de entregar às pessoas.
  • Entre em contato com Buffets de sua região e apresente pessoalmente alguns dos seus produtos para degustação, pois muitos deles terceirizam a produção para as festas.
  • As redes sociais também são uma forma excelente para divulgar. Tire fotos, faça um portfólio virtual e deixe-o disponível nas redes sociais ou no seu blog. Não é aconselhável colocar preço a não ser que seja uma promoção.
  • Panfletos são relativamente baratos e excelente para a divulgação. Se optar por eles faça de 3.000 a 5.000 unidades no mínimo.
  • Banner é uma divulgação versátil, é como ter uma placa móvel. Você pode expor seu banner no seu negócio, na fachada da sua casa ou até mesmo eventos.
  • Participe de quermesses, eventos e feiras. Leve seu banner, cartão de visitas e o seu sorriso. Com certeza muitas pessoas conhecerão o seu trabalho!
  • Tenha contato com as pessoas ligadas ao ramo, além de fazer ótimas amizades o seu trabalho pode completar o dela e vice-versa. Trabalhando em conjunto todo mundo ganha.

COMO FIDELIZAR CLIENTES

  • Não se esqueça da pós venda, ligue ou mande um e-mail perguntando se gostou, se correu tudo bem. Mesmo sendo negativa, a crítica do seu cliente é o seu termômetro.
  • Se algo não correu bem na sua encomenda, não dê desculpas, peça-as. Diga que sente muito, que o erro será corrigido. Se for algo grave pergunte se há algo que possa fazer para amenizar o ocorrido. As pessoas na sua maioria não se interessam pelo porque, elas querem ser ouvidas e respeitadas. Perder cliente acontece, mas tente evitar a perda, afinal você investiu para conquistar cada um deles.
  • Evite a palavra NÃO. Não tenho, não faço. Seja positiva! Se o cliente deseja algo que você não sabe fazer, aprenda. Se não quer fazer, indique alguém que faça e bem. Não tema sua concorrência, faça contato, tenha amizade, existe muita troca neste ramo, indicação ou até terceirização.
  • Cuide de sua imagem. Ela é mais importante do que você imagina. Quando as pessoas te vêem automaticamente associam ao seu produto. Seja como seu produto limpo, admirável, encantador…
  • Por último, confie no que você planta. Às vezes requer tempo, paciência e muito trabalho para uma colheita próspera.

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Fonte: Ma Chèrie Doces e Mimos e G1 (foto)