Como Colocar Papel Arroz em Bolos de Chantilly e Pasta Americana


O Papel Arroz é muito utilizado na confeitaria para personalização de bolos. Além de dar um toque especial, no papel de arroz temos a possibilidade de inserir fotos, desenhos e muitos outros elementos que deixam o bolo com uma aparência única e que dá um charme a uma festa de aniversário, casamento ou outra ocasião especial. Mas é importante saber aplicar corretamente o papel arroz sobre o bolo para que nada dê errado. Confira abaixo todas as dicas para uma aplicação de papel arroz perfeita!

Veja Também: Como Fazer Papel Arroz em Casa
Veja Também: Como Tingir Pasta Americana – 10 Super Dicas
Veja Também: Curso Gratuito de Bolos Decorados com Pasta Americana

PAM8

Você vai precisar de…

  • Folhas de papel arroz
  • Um pincel para uso culinário macio
  • Gel de Confeiteiro (ou gel de brilho)

COMO COLOCAR O PAPEL ARROZ EM BOLOS DE CHANTILLY E PASTA AMERICANA
Modo de Fazer

  1. Mantenha as mãos sempre secas e limpas ao manusear o papel arroz. Como ele é muito frágil pode rasgar com muita facilidade.
  2. No momento de confeitar o bolo deixe a superfície onde o papel será aplicado bem lisa, evitando falhas ou partes mais altas ou mais baixas para que o papel fique bem esticado sobre o bolo.
  3. Se o bolo for coberto com pasta americana ou similiares, ou seja, coberturas que tenham a superfície seca, antes de aplicar o papel sobre o bolo é necessário aplicar uma fina camada de gel de confeiteiro (ou gel de brilho) que pode ser diretamente sobre o bolo ou no lado inverso a impressão no papel de arroz. Utilize uma espátula de plástico para espalhar o gel e tome muito cuidado para não rasgá-lo. Não demore muito tempo para passar o gel, pois como o papel absorve a umidade do gel, em apenas alguns segundos ele poderá ficar muito mole para poder ser aplicado no bolo, ficando inutilizável.
  4. Mas se o seu bolo tiver a superfície mais umedecida, por exemplo, bolos cobertos com chantilly, merengue ou marshmallow, não é necessário aplicar o gel de brilho atrás do papel arroz, pois a umidade desses ingredientes já garante a aderência do papel arroz.
  5. Logo após a aplicação do gel, seque bem as suas mãos e aplique cuidadosamente o papel sobre o bolo. Caso fique um pouco enrugado basta pressionar com leveza o papel sempre no sentido do centro para as bordas. Faça isto com muito cuidado para não rasga-lo.
  6. Retire eventuais bolhas de ar que possam ter ficado com o auxílio de um alfinete. Basta espetar a bolha e pressionar com leveza o local para retirar todo o ar.
  7. Quando o papel estiver bem esticado passe mais uma camada de gel de brilho por cima do papel com o auxílio de um pincel macio. Tenha cuidado para não borrar a impressão e para não retirar o papel do lugar. Não é obrigatório o uso do gel por cima do papel, porém é uma boa opção para realçar as cores e deixar o bolo mais bonito.
  8. Logo após a aplicação do papel, termine de confeitar o bolo cobrindo as bordas do papel com chantilly ou outros ingredientes a sua escolha.

Adaptado de Assim se Faz.

Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo