Sabe aquela vontade quase incontrolável que temos, muitas vezes, de comer um determinado alimento? Pois é. Ela não acontece por acaso. O corpo pede uma série deles. E isso acontece porque vários alimentos viciam. A pedido do blog, o nutricionista Júlio Aquino, um dos mais conceituados de Brasília, e integrante do American College of Sport Medicine e do Institute of Functional Medicine, preparou uma lista com dez alimentos que viciam.
Veja Também: Massa de Panqueca de Liquidificador
- SORVETE
Por que vicia? Estudos já demonstraram que alimentos processados com açúcar e gordura diminuem a vontade de comer alimentos sem processamento. Isto porque são ricos em:
– triptofano, aminoácido que relaxa o corpo
– gorduras saturadas, que ajudam a regular a liberação de insulina e atuam na formação de hormônios
– açúcar, que gera energia rápida para o cérebro
Que mal faz? O sorvete tem uma densidade calórica alta e, por causa das gorduras saturadas e do açúcar, pode promover a obesidade e processos inflamatórios, como artrites e coronariopatias, doenças provocadas por lesões das artérias coronárias.
Pelo que substituir (alimentos que podem produzir o mesmo efeito do alimento viciante, gerar efeito igual ou mimetizar o efeito)? Alimentos ricos em magnésio, óleos de boragem e prímula.
- DOCES
Por que viciam? Além de dar energia rápida para o cérebro, os doces trazem a informação de amparo psicológico.
Que mal fazem? Tem grande capacidade oxidativa (de queima), mas em excesso eles proporcionam a formação exagerada de radicais livres e liberação de substâncias pró-inflamatórias
Pelo que substituir? Cereais integrais, como aveia e trigo; alimentos ricos em potássio, como alface; e alimentos ricos em fósforo, como nozes.
- BATATA FRITA CASEIRA
Por que vicia? Pela própria natureza, afinal, ele tem o trio do vício: açúcar, gordura e sal!
Que mal faz? Pode gerar problemas hepáticos, como gordura no fígado, hipertensão e diabetes. E possui grande quantidade de acrilamina, uma substância que pode gerar câncer.
Pelo que substituir? Alimentos como azeite, associados a carboidratos integrais, como pães integrais, são uma boa opção. Consumir vegetais ricos em sódio, como o nabo, em forma de suco detox, também ajuda.
- CHOCOLATE
Por que vicia? De acordo com um jornal de psicofisiologia, o chocolate tem o mesmo poder de relaxamento que alguns medicamentos psiquiátricos. Isso se dá devido à grande quantidade de triptofano, aminoácido que vem do leite, e da feniletilamina do cacau, a famosa substância apaixonante.
Que mal faz? Se consumido em quantidades apropriadas (10 a 30 gramas por dia), não tem malefício. Mas, devido ao seu alto valor calórico, pode gerar obesidade e aumento das gorduras no sangue.
Pelo que substituir? Aliado ao cacau em pó, alimentos ricos em proteína do leite, como queijo, substituem muito bem.
- COOKIES
Por que vicia? Aí está a conjunção de todos os produtos viciantes, ou seja, chocolate, leite e gorduras.
Que mal faz? São bastante calóricos e, assim, podem gerar doenças ligadas à obesidade, como diabetes, infarto, AVC e doenças inflamatórias.
Pelo que substituir? Juntar alimentos ricos em gorduras vegetais, como as castanhas, com algum carboidrato integral e proteína do leite, ou seja, um queijo, substitui bem a sensação produzida.
- BATATA CHIPS
Por que vicia? Associe sal, gorduras saturadas e carboidratos refinados e aí está mais uma bomba calórica viciante.
Que mal faz? Como a batata absorve grande quantidade de gorduras, o valor calórico é alto e é impossível comer somente uma. Assim, está ligada à obesidade e às doenças associadas.
Pelo que substituir? Pão integral com azeite: leve-os ao forno com um tomate picado, cebola e temperos como alecrim e orégano. Substitui bem.
- BOLOS COM COBERTURA
Por que vicia? Os ingredientes que viciam são sempre os mesmos: açúcar, chocolate, farinha refinada, óleos saturados e, no caso dos bolos com cobertura, ainda tem o leite integral.
Que mal faz? Como tem fácil mastigação, é muito simples comer grandes quantidades de bolo sem perceber. São realmente bombas calóricas e, além de gerar a obesidade, são responsáveis pela síndrome X, uma síndrome endócrina pluriglandular que afeta várias glândulas ao mesmo tempo, desregulando todo o corpo e fazendo com que a pessoa não perca peso.
Pelo que substituir? Para fazer um bolo, comece substituindo a farinha branca pela farinha integral. Troque o açúcar por frutas e faça uma receita na qual a massa fique mais pesada. Bolos light geralmente são encontrados em sites na internet.
- MACARRÃO
Por que vicia? Basicamente porque a comida italiana é, de fato, excelente.
Que mal faz? O macarrão feito a partir de farinha integral não é tão bonzinho. Rico em carboidratos que liberam muita insulina, ele pode gerar diabetes e problemas no fígado.
Pelo que substituir? Compre massas integrais e associe a ingestão do macarrão à proteína e azeite, para diminuir o índice glicêmico.
- DONUTS OU CUPCAKES
Por que vicia? São uma bomba de açúcar refinado e gordura. Viciam porque essa dupla libera dopamina, um neurotransmissor que te deixa feliz e inteligente.
Que mal faz? Como já comentado, os ingredientes têm alto poder oxidativo, envelhecendo o corpo mais rápido – e isso inclui o cérebro.
Pelo que substituir? Castanhas e frutas secas podem substituir. Mas cuidado com as quantidades, pois são alternativas muito calóricas.
- PÃO BRANCO
Por que vicia? O que acha de chegar em um restaurante e comer alguns pães antes do jantar? Gostoso, né? Mas é bem provável que você terá comido mais carboidrato no pão do que no seu prato principal. A farinha branca é a vilã.
Que mal faz? A farinha branca é fina e, além de ocupar pouco espaço na sua boca, também é digerida muito rápido. Com isso, o corpo não tem tempo de se sentir saciado. Resultado: come-se além do necessário e, consequentemente, ganha-se gordura corporal.
Pelo que substituir? Substitua os pães brancos por pães integrais, mas compre os realmente integrais e não os que tem farinha refinada adicionada de fibras. Veja os ingredientes na embalagem. Não confie só porque está escrito “integral”.
*Nutricionista formado pela Universidade de Brasília, Júlio Aquino
Fonte: Estadão
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais