Torresmo de boteco feito só com sal e a gordura da própria barriga de porco

Vamos te ensinar a fazer um torresmo maravilhoso de maneira bem simples

Torresmo
Torresmo

Torresmo é uma delícia que muita gente ama, mas nem todos sabem como fazer em casa. Que tal aprender a preparar um torresmo crocante, sequinho e sem estourar? Você vai amar essa receita incrível, com a qual vai descobrir como cortar, fritar e temperar de maneira correta, com um resultado divino! Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça o delicioso torresmo e arrase! 

Como fazer torresmo

Para a receita de torresmo, iniciaremos com o corte da barriga de porco e a separação do couro em parte dela, seguindo para isso, o passo a passo. Vamos pegar uma panela grande, larga, que tenha tampa e colocar o óleo, adicionando o toicinho sem couro, salpicando sal, distribuindo na panela, tampando e deixando por 5 minutos no fogo, sem mexer. Após esse tempo, misture com uma colher de pau, torne a tampar e deixe por mais 5 minutos. Se estiver douradinho, apague o fogo e retire, deixando escorrer. Esse torresmo ficará ótimo na farofa ou feijão-tropeiro. Para dar continuidade à receita, seguiremos o passo a passo. Sirva e aprecie seu espetacular torresmo!

Ingredientes da receita de torresmo

  • 3 kg de barriga de porco ou panceta
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • pitadas de sal (a gosto)

Modo de preparo

  1. Pegue a metade da barriga de porco em tiras e corte em pedaços da largura de um dedo, deixando a carne juntamente com o couro e reservando numa tigela. 
  2. Em seguida, pegue a outra metade da barriga, também em tiras, e corte separando a carne do couro. Depois, pique-os em pedaços pequenos. Coloque o couro em uma tigela e a carne em outra.
  3. Pegue uma panela grande, larga, que tenha tampa, acrescente o óleo e junte os pedaços de toicinho sem couro reservado, salpique com uma boa pitada de sal, espalhe bem e leve ao fogo alto. Tampe a panela e mantenha no fogo por 5 minutos sem mexer.
  4. Passado esse tempo, mexa bem com uma colher de pau, tampe novamente a panela e deixe por mais 5 minutos.
  5. Destampe e verifique se já está douradinho, se não, mexa e deixe um pouco mais. Se estiver dourado, desligue o fogo, retire com uma escumadeira e passe para uma peneira de alumínio, deixando escorrer o excesso de gordura. Aqui você tem um torresmo incrível para uma farofa ou feijão-tropeiro!  
  6. Para fritar o courinho que ficou reservado, é fundamental aguardar a gordura que ficou na panela esfriar.
  7. Quando esfriar, acrescente os pedacinhos de courinho, tampe a panela e leve ao fogo alto, fritando. O courinho do toicinho é que causa estouros na hora de fritar, então não fique abrindo a panela para misturar. Para isso, pegue um pano, erga a panela com cuidado e chacoalhe, sempre mantendo a tampa. Outra forma, é utilizar uma panela de pressão com a tampa sem a borracha para fritar.
  8. Decorridos uns 10 minutos, abra a tampa e daí por diante pode fritar o courinho sem o risco de estourar, pois ele vai dourar e pururucar. Mexa por vezes com uma escumadeira enquanto frita, recolocando depois a tampa e terminando de fritar.
  9. Desligue o fogo e retire com a escumadeira, deixando escorrer na peneira de alumínio. Esse torresmo de courinho você pode saborear como desejar.
  10. Finalmente para fritar os pedaços de toicinho com carne e courinho, deixe novamente a gordura esfriar e então adicione-os na panela, esparrame bem, leve ao fogo, salpique sal a gosto e mexa bem com uma colher de pau. Não se preocupe, no início da fritura, não irá estourar.
  11. Tendo fritado um pouco, tampe a panela e deixe fritar em fogo alto durante 5 minutos.
  12. Após esse tempo, destampe e mexa com cuidado, com a colher de pau, segurando a tampa numa das mãos por cima da panela, mexendo com a outra.
  13. Tampe e frite por mais 5 minutos e após mexer, pelo tempo necessário para ficar bem frito e dourado. Então desligue o fogo, retire com a escumadeira e escorra na peneira de alumínio. Esse torresmo sensacional fica perfeito para acompanhar suas refeições, uma feijoada, caldo ou como aperitivo, com limão!
  14. Agora é só aproveitar essa gostosura de torresmo!  

Dicas adicionais: 

Se sobrar torresmo já frito, após esfriar, embale num saco plástico e leve ao congelador. Quando desejar fritar, retire do congelador com uns 10 minutos de antecedência e frite, segundo a orientação do passo a passo. Ficará perfeito!

A banha que ficar na panela, após esfriar, guarde para utilizar no cozimento de suas refeições que ficarão ainda mais saborosas, além de ser uma opção mais saudável!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Você também pode gostar de:

Pudim de 3 ingredientes feito sem leite condensado muito econômico e saboroso
Biscoito de polvilho mineiro crocante por fora e macio por dentro para acompanhar o seu cafezinho
Bolinho de batata com frango tão levinho que derrete na boca
Não jogue o arroz velho fora antes de ver essa receita de bolo salgado de arroz