Pernil de Natal Assado

A receita de pernil de natal é uma das mais pedidas quando as festas se aproximam. Muitas pessoas não sabem que tipo de pernil comprar nem como preparar. O pernil de natal é um prato perfeito para as festas e também para refeições em família. Até mesmo pelos valores, hoje um pernil custa mais barato que um peru ou tender, tendo a aceitação melhor ou tão boa quanto. Na minha cidade, em novembro de 2021, 1 quilo de pernil com osso é encontrado por 13 Reais. Um pernil de 4 quilos atenderá perfeitamente uma família de 7 a 9 pessoas. Com certeza você não conseguirá tanto rendimento com outras carnes. Por isso, o pernil de natal tem caído na preferência do brasileiro.

Como comprar o pernil de natal?

Existem 2 formas para comprar seu pernil de natal: A primeira é comprar no supermercado, congelado, de marcas famosas, como Sadia e Aurora. Esses pernis tem um tamanho muito bom apesar do preço ser um pouco mais caro. Normalmente eles pesam entre 4 e 5 kgs. A segunda é comprar diretamente no açougue. Nesse caso, devido à grande procura, encomende com alguns dias de antecedência.

O pernil de marcas famosas não tem couro, ou seja, já vêm prontos para temperar e assar. Já o do açougue vem com couro. Peça para seu açougueiro tirar ou tire você mesmo em casa. Sai muito fácil. Não tempere com couro, pois o tempero não vai pegar e ao assar, não ficará crocante, mas sim cozido. Nossa receita de pernil de natal não pode ter couro, ok?

Quais ingredientes do tempero do pernil de natal?

Você precisará de alecrim fresco pois ele aromatizará melhor que o desidratado. Caso não encontre, use o desidratado mesmo. Precisará também de vinho branco seco. Esse não pode ser substituído, tem que ser o branco seco mesmo. Se você, assim como eu, não consome bebidas alcoólicas, não se preocupe. O álcool do vinho vai evaporar no forno. Além disso, o vinho com alecrim trará um cheiro natalino que vai perfumar toda sua casa. Utilizaremos também alho e sal.

O pernil deve ficar de molho no tempero por pelo menos 24 horas. O ideal é que fique 2 dias.

Como preparar o pernil de natal

O primeiro passo é fazer muitos furos com uma faca no pernil, para que o tempero penetre e fique bem temperado por dentro. Em seguida vamos fazer o tempero. Basta bater no liquidificador o vinho, o sal, o alho e uma parte do alecrim por poucos segundos, na função pulsar, mais para triturar o alho e misturar o sal mesmo. Em seguida coloque o restante do alecrim e misture com uma colher. Despeje sobre o pernil e deixe marinando por 2 dias.

Aqui vai uma dica de ouro: Se conseguir, coloque o pernil e o marinado em um saco plástico grosso, como um desses sacos que vendem gelo. Deixe tudo ali descansando por no mínimo 24 horas. Nesse período mexa algumas vezes, vire o pacote de um lado para o outro para que o tempero penetre por igual.

Como assar o pernil de natal

Assar o pernil de natal é simples, mas tem alguns macetes:
Primeiro, coloque o pernil em uma forma. Despeje sobre ele metade do tempero da marinada. Cubra com papel alumínio de maneira que lacre toda a forma e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 3 horas a 4 horas. Normalmente para cada 1 quilo de pernil deixa-se uma hora no forno. Portanto, se o pernil for de 3 quilos, serão 3 horas de forno, mas isso não é exato. O ideal é depois de 2 horas e meia tirar o pernil do forno, tirar o papel alumínio e espetar com um garfo de churrasco. Se estiver macio, é porque está pronto. Se não estiver, cubra novamente com alumínio e volte ao forno. Quando estiver macio, tire do papel alumínio e volte ao forno por 30 minutos para dourar.

Autor: André Holmo
Tipo: Almoço de natal / ceia de natal
Tempo de preparo: 2 dias
Tempo de Fogo: 3 horas
Tempo total: 3 horas
Rendimento: Serve 6 pessoas
Calorias: 156 calorias a cada 100 gramas

Pernil De Natal Assado No Forno
Foto: Depositphotos

Ingredientes da receita de pernil de natal

  • 1 pernil de 4 kgs
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 1 cabeça de alho
  • 3 colheres de sopa de sal
  • 3 colheres de alecrim fresco

Como fazer pernil de natal

  1. Faça furos com uma faca por todo pernil.
  2. Coloque no liquidificador o vinho, o sal, o alho e 1 colher de sopa de alecrim. Use a função pulsar algumas vezes para triturar o alho e o alecrim. O vinho vai espumar. O alho tem que estar grosso, não liquidificado. Misture o restante do alecrim e mexa com uma colher.
  3. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre o pernil e deixe de molho por no mínimo 24 horas (48 horas é o ideal).
  4. Para assar, retire o pernil do tempero e coloque em uma forma grande. Despeje metade do tempero sobre o pernil, cubra com papel alumínio e leve para assar, em forno pré-aquecido a 220 graus por 3 horas.
  5. Tire do forno e abra o papel alumínio. Espete um garfo de churrasco. Se o pernil estiver macio, é porque está cozido.
  6. Volte o pernil para o forno, dessa vez sem o papel alumínio por mais 30 minutos para corar.
  7. Sirva com batatas e farofa de natal.

AVALIE ESSA RECEITA!