O que você acha de preparar para o lanche da família, um espetacular pastel de forno, com um preparo fácil? Essa versão mais saudável, pois é livre de fritura, traz uma massa macia que se desfaz na boca e um recheio incrível, que você pode variar a vontade. Confira a receita do Canal Isamara Amâncio e faça ainda hoje o magnífico pastel de forno, que todos vão amar e elogiar!
Como fazer pastel de forno
Para o pastel de forno, começaremos pelo recheio, aquecendo uma panela com azeite e adicionando a carne moída, o vinagre e a cebola ralada, mexendo e deixando refogar bem, até a carne cozinhar. Juntaremos o pimentão, o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o orégano, as azeitonas, o tomate, o milho-verde e a salsinha. Refogaremos até o tomate murchar, vamos corrigir o sal, reservando para esfriar. Faremos a massa colocando numa vasilha: a farinha de trigo, a maionese e o fermento em pó, misturando, amassando com os dedos, formando uma massa homogênea. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo, depois é só servir e degustar seu incrível pastel de forno!
Ingredientes da receita de pastel de forno
Para a massa
- ovo inteiro batido (para pincelar)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento (e se for com fermento não coloque o fermento da receita)
- ½ xícara (chá) de maionese
Para o recheio
- ½ xícara (chá) de milho-verde em conserva escorrido
- ½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto ou branco
- ½ xícara (chá) de cebola ralada
- 1 colher (chá) rasa de sal
- 2 colheres (sopa) rasas de azeitonas verdes picadinhas
- ½ colher (sopa) rasa de alho ralado
- 2 colheres (sopa) rasa de salsinha picadinha
- ⅛ colher (chá) de pimenta-do-reino ou uma boa pitada
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
- 250g de carne moída (patinho ou acém)
- 1 colher (chá) rasa de orégano
- 2 colheres (sopa) rasa de pimentão verde picadinho
- ½ xícara (chá) de tomate sem semente picadinho
Modo de preparo
- Para o recheio, adicione numa panela o azeite e leve ao fogo, aquecendo e colocando a carne moída, o vinagre e a cebola ralada, misturando e refogando bem, até a carne ficar cozida.
- Acrescente: o pimentão picadinho, o alho ralado, o sal, a pimenta-do-reino, o orégano, as azeitonas picadinhas, o tomate sem semente picadinho, o milho-verde e a salsinha picada, refogando até o tomate murchar. Prove e acerte o sal se necessário. Deixe reservado para esfriar.
- Para a massa, ponha numa tigela a farinha de trigo, a maionese e o fermento em pó, mexendo e amassando com os dedos, até obter uma massa homogênea.
- Passe para uma bancada e divida em 6 pedaços, fazendo uma bolinha com cada um deles. Transfira para um prato, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 15 minutos.
- Passado esse tempo, polvilhe farinha na bancada e coloque as bolinhas. Aperte com a mão, polvilhe farinha de trigo e abra com o auxílio de um rolo, deixando-os com cerca de 15cm de diâmetro. Se não tiver rolo, pode abrir com as mãos.
- Ponha o recheio que já deve estar frio, umedeça as bordas para fechar bem e dobre, juntando as laterais.
- Para arrematar, na borda toda, vá dobrando para dentro e apertando, para ficar bem fechadinho. Faça isso com todos os pastéis.
- Transfira para uma assadeira, pincele com ovo batido (clara e gema) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 40-45 minutos, ou até ficar dourado na superfície e também por baixo.
- Sirva e saboreie seu sensacional pastel de forno, que fica divino! Bom apetite!
Obs.: Você pode variar a vontade o recheio, utilizando: queijo, presunto, linguiça calabresa, frango desfiado ou legumes, ou verduras refogados!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Pão de leite condensado fofinho e delicioso com cobertura de coco ralado
Ataque cardíaco silencioso: saiba como identificar e proteja a sua família
Dica para amolar alicates de unha em casa usando produtos que você tem no armário
Sempre que sobra arroz em casa faço esse bolo salgado de arroz que é um sucesso
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais