Macarons


Macarons são docinhos franceses que recentemente conquistaram o Brasil. Lindos, delicados e muito saborosos, eles são sucesso de vendas garantido. Trazemos a receita da Fernanda com todos os truquezinhos. Não tem como errar! Faça a diferença: ofereça macarons a seus clientes em caixinhas e fature bastante!

macarons-212

INGREDIENTES

  • 130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)
  • 90g de açúcar refinado
  • 150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas – em pó)
  • 210g de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de corante em pó da cor que desejar (opcional)

 

COMO FAZER MACARONS
Modo de Preparo

  1. Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, com um liquidificador ou mixer. O objetivo é obter um pó bem fino. Passe a mistura em uma peneira. Reserve.
  2. Em um outro recipiente, coloque as claras de ovo e o açúcar refinado, bata as claras em neve. Enquando estiver batendo, se desejar acrescente uma pitada de corante em pó (se não os macarons vão ficar cor creme). O ponto das claras é bem durinho a ponto da espátula ficar presa no meio das claras.
  3. Acrescente metade da mistura farinha de amêndoas + açúcar de confeiteiro. Agora vem um dos pontos-chave: misturar de maneira bem delicada. A técnica que me ensinaram é a seguinte: com uma espátula, saia do centro da massa, em direção ao exterior do recipiente, apoiando a espátula no fundo e levantando a massa ao mesmo tempo. Com a mão esquerda, ao mesmo tempo, vá girando a tigela, um quarto de volta (90° para os engenheiros) por vez. Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue. Pare de misturar quando você pegar uma parte da massa com a espátula e ela cair fluida em direção ao recipiente.
  4. Quando a massa estiver no ponto, coloque metade em um saco de confeiteiro, com um bico liso. Cubra uma forma plana com papel manteiga. Esprema o saco formando no papel manteiga bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro – os seus macarons.
  5. Deixe os macarons repousarem fora do forno, de 15 a 30 minutos. Para saber quando levá-los ao forno, encoste levemente o dedo na superfície de um macaron – a massa não pode colar no dedo.
  6. Leve os macarons em forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C. A temperatura pode variar segundo os fornos, então, mais um ponto que tem que ser testado. O tempo de forno também varia, a “regra” é 12 minutos, abrindo o forno no meio para deixar sair a umidade. Se você estiver assando várias formas, mude as posições no forno a cada 3 minutos. O macaron está assado quando a parte de cima estiver durinha e brilhante, e a parte debaixo com aquele “colarzinho” típico.
  7. Tire do forno e deixe esfriar. Descole os macarons do papel manteiga. Separe os “pares” de macarons segundo o tamanho. Pegue um macaron, coloque o recheio (com um saco de confeiteiro ou com uma colherzinha mesmo), una o segundo macaron. Coloque em uma bandeja e deixe repousar pelo menos 24 horas na geladeira.
  8. Sugestões de recheios: doce de leite, ganache (de chocolate, chocolate branco ou de Nutella) e creme de confeiteiro.

 

 


Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo