Conheça os Principais Ingredientes da Confeitaria Profissional


CMC, ácido cítrico, xarope de glucose, gordura vegetal higrogenada… Muitas vezes vemos esses ingredientes nas receitas e não temos ideia do que são ou para que servem, por isso listamos abaixo os principais ingredientes da confeitaria, suas funções e como podem ser melhor utilizados. Leia, aprenda e aprimore-se para fazer trabalhos cada vez mais perfeitos.

principais ingredientes da confeitaria profissional

Açúcar impalpável (ou “de Confeiteiro”)

É um açúcar bastante refinado ao qual é adicionado amido de milho no processo de fabricação.Ele é muito utilizado na decoração de bolos, para polvilhar e enrolar doces e fazer pasta americana.

Açúcar refinado

É o açúcar comum. Ele adoça todas as preparações de confeitaria: bolos, doces, cremes, chantillys, coberturas, entre outras preparações.

Gelatina incolor

É um ingrediente que dá firmeza e consistência aos recheios e mousses. Ela precisa ser hidratada com água antes de ser adicionada às preparações.

Xarope de glucose

É um aditivo que evita a formação de cristais de açúcar, deixa a massa mais fininha, macia e brilhante. É utilizado em bolos, caramelos, glacês, mousses, frutas cristalizadas, sorvetes, panetones, entre e outros.

Gordura vegetal hidrogenada

É uma melhoradora que deixa massa mais elástica e macia, melhora o sabor e a textura final. É muito utilizada no preparo de massas para tortas e salgados.

CMC

É a Carboxilmetilcelulose sódica, um produto químico muito utilizado na decoração de bolos. Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos para confeitaria ou docerias. Sua função é deixar a massa mais espessa, com mais liga e mais fácil de trabalhar. Muito usado pra fazer pasta americana, cremes, produtos dietéticos, sorvetes, bebidas e sobremesas. Experimente utilizar CMC no preparo de massas com farinha sem glúten (1 colher de chá de CMC para cada duas xícaras de farinha) e você terá uma massa fofinha e consistente.

Ácido Cítrico

É ele quem deixa o glacê com azedinho característico e é indispensável no glacê real.

Fonte:CPT

 


Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo