A Forma Correta de Transformar o Leite Condensado de Caixinha em Doce de Leite


A Forma Correta de Transformar o Leite Condensado de Caixinha em Doce de Leite

Nós já explicamos em outra matéria (essa aqui: https://receitatodahora.com.br/nao-cozinhem-a-caixinha-de-leite-condensado-alertam-os-fabricantes/) porque não é correto, nem saudável, cozinhar a caixinha de leite condensado na pressão. Só para relembrar: as caixinhas de leite condensado são embalagens tetrapak compostas por camadas de papel, plástico e alumínio, os quais, quando submetidos a altas temperaturas, liberam substâncias químicas capazes de causar doenças neurológicas e esqueléticas, como o Mal de Parkinson e Alzheimer, além de vários tipos de câncer. Realmente, não é brincadeira!

Por outro lado, sabemos que as diferenças de preço entre o leite condensado de lata e de caixinha são consideráveis, principalmente para pessoas que precisam compra-los em grande quantidade. Nesse caso, a melhor opção é aprender a forma correta de transformar o leite condensado de caixinha em doce de leite. Vamos lá para as dicas!

Veja Também: Como Cozinhar Leite Condensado Moça Abre Fácil
Veja Também: Doce de Leite Caseiro em 15 Minutos
Veja Também: Doce de Leite Caseiro com 2 Ingredientes

Para 1 caixinha de leite condensado, você vai precisar de…

  • 1 pote de vidro de conserva (por exemplo, vidro de palmito, azeitonas, entre outros)
  • 1 pano de prato
  • 1 pedaço de plástico filme
  • elásticos (aqueles de enrolar dinheiro)

Como transformar leite condensado de caixinha em doce de leite

  1. Abra a caixinha de leite condensado e despeje todo o conteúdo dentro do pote de vidro.
  2. Envolva a tampa do pote de vidro com um pedaço de plástico filme, de forma a envolve-la toda, por dentro e por fora, e encaixe-a direitinho no pote. Essa dica é para reforçar a vedação do pote e evitar que o doce escape.
  3. Envolva o vidro em um pano de prato e enrole alguns elásticos para prendê-lo ao pote. Esse cuidado é para o vidro não ficar batendo contra a panela.
  4. Coloque o vidro coberto e amarrado dentro da panela de pressão.
  5. Cubra o pote com água e leve ao fogo até pegar pressão.
  6. Depois que pegar pressão, deixe cozinhar por mais 30 a 50 minutos. Para um doce de leite mais clarinho e pastoso, cozinhe por 30 minutos; para um doce de leite mais moreninho e durinho, deixe 40 minutos e para um doce de leite em ponto de corte, deixe 50.
  7. Desligue a panela e espere a pressão sair naturalmente.
  8. Retire o pote de dentro da panela e espere ele esfriar completamente antes de abrir.
  9. Está pronto o seu doce de leite!

Dicas Importantes:

  • Você pode colocar mais de um pote de vidro coberto com pano de prato, mas depende do tamanho da sua panela, pois a regra de deixar, no mínimo, uns 5 dedos livres no interior da panela para o ar da pressão ainda valem. E não respeitar isso pode resultar em acidentes! No mais, o processo é bem seguro. Podem acreditar!
  • Nuca abra o vidro quente, pois o doce de leite pode espirrar, nem coloque o vidro quente embaixo da água fria para apressar o resfriamento (isso pode fazer o vidro trincar). Sendo assim, deixe o vidro esfriar naturalmente.

Agradecimento especial a Scheila Thiago, pela foto e pelas dicas desta matéria.


Compartilhe com um amigo