Feijoada Simples

Sendo um país enorme, o Brasil tem muitas comidas típicas deliciosas. E a feijoada é um desses pratos que une o país de norte a sul. 

Tendo como base feijão e carne de porco, a feijoada está sempre presente no cardápio dos brasileiros. Entre os acompanhamentos tradicionais se incluem arroz, couve refogada e laranja.

Para fazer a feijoada, a carne seca e as demais carnes salgadas precisam ficar de molho por no mínimo 12 horas, separadamente. Se for preparar a feijoada para o almoço, deixe todos os ingredientes salgados na água desde a noite anterior, por volta das oito da noite. Troque a água quantas vezes puder.

No dia do preparo, cozinhe feijão em uma panela de pressão com cerca de 4 vezes a quantidade de água até ficar macio.  Para cada xícara de feijão, adicione 4 de água.

Corte as linguiças em fatias de cerca de um dedo de espessura e o bacon em tiras grossas. Todas as carnes, linguiça e bacon devem ser pré-cozidas por 5 minutos. Para isso, coloque-as em uma panela, cubra com água, espere levantar fervura e conte 10 minutos. Em seguida tire do fogo e reserve. Esse passo é importante, pois fará com que boa parte da gordura das carnes seja removida.

Depois, na panela de pressão onde está o feijão, coloque também a carne seca, a orelha e o lombo. Leve ao fogo até a panela começar a apitar. Marque 15 minutos, desligue e espere sair a pressão. Abra a panela, adicione o bacon, a calabresa e a costelinha. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Enquanto o feijão cozinha, vamos preparar o tempero. Em uma frigideira com o azeite, frite a cebola picada, o dente de alho amassado e um pouco de pimenta até dourar. Depois, adicione as folhas de louro e o conchas de feijão cozido.

Mexa bem e deixe cozinhar por uns 2 minutinhos. Despeje essa mistura dentro da panela de feijoada.

Deixe cozinhar por mais 5 minutos e a feijoada já estará pronta!

Autor: André Holmo
Tipo: Prato Principal
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de fogo: 1 Horas
Tempo total: 1 horas e 40 minutos
Rendimento: 5 porções
Calorias: 347 kcal a cada 100 gramas

Feijoada Simples Completa
Feijoada Simples

Ingredientes da receita de Feijoada

  • 500 g de feijão preto
  • 350 g de carne seca
  • 200 g de orelha de porco salgada
  • 200 g de lombo salgado
  • 250 g de costelinha de porco salgada
  • 250 g de linguiça calabresa defumada
  • 200 g de toucinho defumado (bacon)
  • Água
  • 1 dente de alho triturado
  • 8 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola bem picada
  • Salsa picada
  • Pimenta

Como fazer Feijoada – Modo de Preparo

  1. Deixe a carne seca, a orelha, a costelinha e o lombo, separadamente, já cortadas em tiras, de molho no dia anterior e troque a água várias vezes.
  2. No dia do preparo da feijoada, escolha o feijão e coloque-o em uma panela de pressão com 4 vezes a mesma quantidade de água.
  3. Corte o bacon em pedaços grossos e a calabresa em rodelas de aproximadamente 1 dedo de espessura. 
  4. Em uma panela ferva as linguiças, o bacon, a carne seca, a orelha, o lombo e a costelinha por 5 minutos. Reserve.
  5. Na panela de pressão, já com o feijão, coloque a carne seca, a orelha, o lombo e a costelinha. Leve ao fogo e espere a panela começar a chiar. Quando começar, marque 15 minutos.
  6. Apague o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e coloque a calabresa e o bacon. Tampe a panela e leve ao fogo por mais 20 minutos.
  7. Em uma frigideira com o azeite, frite a cebola picada, o dente de alho amassado e um pouco de pimenta até dourar. 
  8. Na frigideira, adicione 2 conchas do feijão cozido e deixe cozinhar por uns 2 minutos, para encorpar.
  9. Despeje o conteúdo da frigideira dentro da panela de pressão e deixe cozinhar sem a tampa por mais uns 5 minutos.
  10. Se achar que o caldo está ralo, para engrossá-lo, amasse 3 colheres de feijão cozido e retorne na panela.

Dica: Se o feijão ainda estiver durinho, coloque-o por mais alguns minutos na pressão. Normalmente, 35 minutos é o suficiente.

AVALIE ESSA RECEITA!