Você não pode deixar de aprender a preparar esse delicioso salgadinho, uma ótima opção para o seu lanche ou para quando dá vontade de saborear algo gostoso, sem perder tempo e sem complicação. Com massa pronta de pastel e nesta versão um incrível recheio de carne, num instante fica pronto. Confira a receita do Canal Adilson Figueira e faça o divino salgadinho, que todos vão amar!
Como fazer salgadinho
Para o salgadinho, vamos adicionar a carne moída numa panela com óleo e fritar, temperando depois com sal e pimenta-do-reino. Vamos acrescentar alho e cebola e refogar, misturando. Juntaremos também os tomates, um pouco de farinha de trigo, para não juntar água e deixaremos no fogo refogando um pouco mais. Vamos desligar o fogo, colocar azeitonas e cheiro-verde, misturar e reservar para esfriar. Vamos pegar porções de massa de pastel, adicionar o recheio já frio, enrolar para dar o formato de cigarrete e fechar bem. Iremos empanar o salgadinho seguindo o passo a passo e fritar em óleo quente, mas não muito. Sirva e aproveite seu incrível salgadinho!
Ingredientes da receita de salgadinho
Massa
- 1 rolo de massa pronta de pastel
Recheio
- 400g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
- 1 cebola média bem picadinha
- 3 dentes de alho amassadinhos
- 1 colher (café) de sal
- 1 pitadinha de pimenta-do-reino (a gosto)
- 2 tomates médios picadinhos
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 ovos batidos com 100 ml de leite ou água (para empanar)
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca ou queijo parmesão ralado, ou farinha panko (para empanar)
Modo de preparo
- Para o recheio do salgadinho, numa panela, coloque o óleo e aqueça no fogo, colocando a carne moída e refogando bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Quando a carne já estiver fritinha, adicione também o alho e a cebola, e vá fritando e misturando,
- Coloque os tomates e misture, refogando. Para não formar líquido no recheio, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo, distribuindo na panela e misturando.
- Deixe refogar por mais 2 minutinhos para cozinhar a farinha.
- Desligue o fogo e junte as azeitonas e o cheiro-verde, misturando tudo. Reserve para esfriar.
- Pegue a massa de pastel do formato que desejar, corte, ou utilize as porções já cortadas, se forem redondas.
- Adicione 2 colheres (sopa) de recheio já frio em cada porcão de massa e vá enrolando em formato de cigarrete, passando com as mãos um pouquinho de água nas extremidades, para vedar bem. Faça isso com toda a massa, utilizando o recheio até acabar.
- Para empanar, pegue duas vasilhas e numa delas bata 2 ovos com 100ml de leite ou água, se preferir. Na outra vasilha, coloque 2 xícaras de farinha de rosca ou queijo parmesão ralado, ou farinha panko, como preferir.
- Passe primeiramente seu salgado na mistura de ovos com o auxílio de uma colher e em seguida na farinha de rosca, sempre tirando o excesso de ambos. Faça isso com todos os salgados, apertando novamente as pontas para não abrir na hora de fritar e reserve.
- Aqueça óleo numa panela, em quantidade suficiente para cobri-los (faça o teste para saber se está aquecido na medida certa, encostando um palito de madeira no óleo, formando borbulhas está correto). O óleo não pode estar quente demais, senão não frita a parte interna.
- Adicione seu salgado com cuidado e frite de ambos os lados.
- Escorra o excesso de gordura em papel-toalha, sirva e deguste seu fantástico salgadinho!
Dica: você pode adicionar queijo parmesão ralado na farinha de rosca, se desejar, um pouco de orégano ou o que sua criatividade mandar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Berinjela assada para fazer no forno ou na AirFryer uma entrada rápida e deliciosa para sua refeição
Bolo de chocolate recheado fácil você coloca o recheio antes de levar o bolo ao forno uma delícia
Carne moída no forno recheada com muçarela um prato econômico e delicioso pra agradar toda a família
Coloquei ovos no pão e fiz um lanche pra tarde delicioso e econômico
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais