Como Congelar bolos, bolos no pote e cupcakes

Muitas vezes é necessário preparar massas e recheios com antecedência, para garantir que exista tempo suficiente para montar e decorar o bolo. Para isto é possível congelar massas e recheios (alguns) de bolos e cupcakes. Veja as dicas para congelar sem perder em qualidade, sabor e textura.

Congelar Bolo 2

  1. Certifique-se que o seu freezer esteja completamente limpo, sem nenhum resíduo de alimentos que possam alterar o sabor de massas e recheios.
  2. Para massas de bolos, aguarde esfriar completamente, e assim que isto acontecer, desenforme o bolo sobre uma base coberta com plástico filme, deixando que o plástico fique maior do que o bolo – se necessário coloque vários pedaços. Retire o papel manteiga e embale muitíssimo bem, com várias camadas, certificando-se que não tem nenhuma parte da massa exposta, para evitar ressecamento. Passe uma camada de papel alumínio e coloque em saco plástico ou ziplock próprios para alimentos, fechando muito bem e retirando o máximo possível de ar. Etiquete com sabor e data e leve ao freezer.
  1. Caso vá congelar vários bolos e tenha que sobrepô-los no freezer, aguarde congelarem individualmente e coloque uma base de papelão entre um e outro para protege-los.
  2. Para cucpakes, aguarde esfriar completamente sobre a grade, abra o plástico filme sobre a bancada coloque os cupcakes sobre ele e embale com várias camadas fechando bem. Em seguida passe o papel alumínio e coloque em saco plástico ou ziplock próprio para alimentos e leve ao freezer. Faça embalagens com 4 cups tamanho padrão ou 6 minis.
  3. Para congelar recheios, coloque em embalagem de plástico ou vidro próprias para alimentos e que possam ir ao freezer deixando apenas 1 cm de espaço até a borda. Utilize recipientes que fechem hermeticamente. A maioria dos recheios NÃO deve ser congelada, como brigadeiros, mousses, merengues por exemplo. Geléias, ganaches e caldas podem ser congeladas sem problemas.
  4. Para descongelar bolos e cupcakes, assim que retirar do freezer tire do saco plástico e deixe sobre a bancada até descongelar.
  5. Massas e recheios podem ser congelados em freezer por até 6 meses e em congelador da geladeira por até 3 meses.
  6. No caso de bolos no pote, para maior durabilidade, recomendo congelar as partes e montar no pote só quando for usá-las

GOSTOU? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK E TENHA ACESSO A MARAVILHOSAS RECEITAS DIARIAMENTE

Fonte: Escola de Bolos