Caldo de quenga é um prato típico da cozinha mineira e é apreciado por muita gente, principalmente no inverno, porque ele é um caldo muito quente e muito saboroso. Siga o passo a passo dessa receita de caldo de quenga e pode apostar que você irá fazer sempre! É divino!
Como fazer caldo de quenga
Para fazer caldo de quenga iremos precisar de bacon, linguiça calabresa, mandioca cozida, peito de frango desfiado, caldo do cozimento do frango, espiga de milho verde, cebola, tomate, pimentão verde, pimentão vermelho, cenoura, pimenta dedo de moça, alho, água, sal, cheiro verde, chimichurri, colorau, açafrão e orégano. Teremos que seguir corretamente a sequência do passo a passo de todos os preparos, para que o resultado final do caldo de quenga seja um sucesso. Depois de todo isso, iremos retirar o caldo de quenga do fogo, polvilhar com cheiro verde a gosto, e servir bem quentinho o melhor e mais gostoso caldo de quenga da vida!
Ingredientes da receita de caldo de quenga
- 200 gramas de bacon picado em cubos
- 1 linguiça calabresa picada
- 1 kg de mandioca cozida
- 1 peito de frango cozido desfiado
- Caldo do cozimento do frango
- 5 espigas de milho verde
- 1 cebola picada
- 2 tomates picados
- ½ pimentão verde,
- 1 pimentão vermelho
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 pimentas dedo de moça sem as sementes
- 3 dentes de alho amassados
- 1 xícara(chá) de água
- Sal e cheiro verde a gosto
- Chimichurri, colorau, açafrão e orégano a gosto
Modo de preparo
- Retire os grão de milho das espigas e divida em partes iguais. Bata no liquidificador a mandioca, o caldo do cozimento do frango e metade dos grãos de milho. Reserve.
- Numa panela grande, coloque o azeite, o bacon leve ao fogo médio, e deixe fritar um pouco, adicione a calabresa e frite um pouco mais.
- Adicione a cebola, o alho, o sal, o chimichurri, colorau, açafrão e orégano. Misture tudo muito bem e refogue um pouco mais.
- Acrescente o peito de frango desfiado, os grãos da espiga de milho, o pimentão vermelho, o pimentão verde, a cenoura ralada e a pimenta dedo de moça sem as sementes.
- Coloque os tomates picados, e a água e deixe refogar um pouco mais.
- Acrescente a mistura obtida no liquidificador reservada, ajuste o sal, misture bem e deixe no fogo, até ferver, e cozinhar muito bem o milho.
- Retire do fogo, salpique o cheiro verde a gosto.
- E agora, se delicie com esse espetáculo de caldo de quenga!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Como plantar temperos em vasos sem precisar de muito espaço em casa ou dentro do apartamento
Pão caseiro fofinho feito com ingredientes simples e que rende bastante
Essa é a melhor receita com carne moída que já comi quando sai borbulhando do forno é irresistível
Bolo de fubá com limão uma mistura de sabores sensacional para seu lanche da tarde ou café da manhã
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais