Biscoito de polvilho frito mineiro sem estourar o biscoito mais gostoso para a hora do cafezinho
Vamos te ensinar a fazer um biscoito de polvilho frito sensacional, perfeito para servir em qualquer ocasião
Biscoito de polvilho frito é uma gostosura que na verdade é impossível comer um só. Extremamente crocante e com sabor inigualável é tudo de bom. Siga o passo a passo dessa versão de biscoito de polvilho frito, e siga todas as dicas, e você irá amar essa delícia dos deuses!
Como fazer biscoito de polvilho frito
Para fazer biscoito de polvilho frito vamos utilizar ovo, água, óleo, leite, polvilho azedo ou doce, queijo minas ou parmesão ralado e sal. Primeiramente iremos “escaldar” o polvilho já misturado com o sal. Em seguida vamos adicionar os demais ingredientes do biscoito de polvilho frito, seguindo corretamente a sequência do passo a passo, e depois amassar muito bem, até obter uma massa lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Depois disso vamos modelar bolinhas ou bastões torcidos, e fritar em óleo não muito quente. É fundamental seguir todas as orientações para que o resultado final seja um sucesso, e o biscoito de polvilho frito não estoure. Fazendo tudo isso, você irá provar o mais gostoso biscoito de polvilho frito da vida!
Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito
1 ovo
200 ml de água
100 ml de óleo
100 ml de leite
2 xícaras(chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
½ xícara(chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
1 colher(café) de sal
Óleo para fritar q.b.
Modo de preparo
Numa panela coloque a água, o óleo e o leite. Leve ao fogo médio até ferver.
Coloque o polvilho numa tigela grande, adicione o sal e misture bem. Despeje a mistura de água+óleo+leite ferventes, para escaldar o polvilho.
Misture tudo muito bem com uma colher de pau para incorporar. Deixe esfriar um pouco, em seguida misture muito bem com as mãos.
Acrescente o queijo ralado, e sove por 1 minuto. Junte o ovo e amasse um pouco mais. Nesse momento, a massa não terá atingido o ponto ideal, e estará pegajosa.
Vá acrescentando, aos poucos, a ½ xícara (chá) de polvilho reservada, e amasse um pouco mais até obter uma massa lisa, homogênea que não grude mais nas mãos.
O ponto ideal é uma massa bem firme, e não se preocupe se for necessário mais polvilho, o importante é chegar no ponto que não grude nas mãos.
Pegue uma porção de massa e modele o biscoito em formato de bolinha ou bastão torcido (vai facilitar a fritura).
Faça isso com o restante da massa, mas modele 5 unidades, leve para fritar, e deixe a massa coberta com plástico para não ressecar.
Coloque óleo numa panela, numa quantidade suficiente que cubra totalmente os biscoitos, isso evitará que o biscoito estoure ao fritar.
Dica: Após aquecer o óleo por 3-4 minutos, coloque uma bolinha de massa, se ela permanecer no fundo e começar a subir umas bolinhas esse é o ponto ideal para fritar. Agora se colocar a bolinha e subir rapidamente, não frite, pois o óleo está muito quente. Espere amornar um pouco.
Frite em fogo médio, 5 unidades de cada vez, assim que começar a subir, aumente a chama, e vire para fritar de todos os lados e começarem a dourar.
Mas fique atenta para não esquentar demais o óleo, nesse caso diminua a chama novamente.
Desligue o fogo, retire os biscoitos e remova o excesso de óleo em papel toalha. Para fritar a nova remessa, deixe o óleo esfriar e repita o processo acima.
E um delicioso biscoito de polvilho frito está prontinho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.