O molho de tomate caseiro é uma joia na culinária. Feito a partir de tomates frescos e outros ingredientes simples, ele possui um sabor autêntico e fresco que realça o sabor de qualquer prato. Com esta receita, você fará essa delícia versátil, podendo usá-lo em várias preparações. Confira a receita do Canal Receitas Dona Dirce e faça o divino molho de tomate, que será um sucesso!
Como fazer molho de tomate caseiro
Para o molho de tomate caseiro, lavaremos os tomates e depois tiraremos as pontinhas onde ficam os cabinhos. Iremos picá-los em pequenos pedaços, deixando a pele e as sementes. Colocaremos no liquidificador, o alho e uma parte dos tomates picadinhos, batendo em velocidade máxima durante cerca de 3 minutos. Não há adição de água nesta receita. Acrescentaremos mais tomates, a cebola, o cheiro-verde e, se quisermos, o manjericão, batendo sempre em velocidade alta, durante mais uns 3 minutos, obtendo uma consistência de “purê”. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Depois é só aproveitarmos nosso magnífico molho de tomate caseiro!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de molho de tomate caseiro
- 1 kg de tomates maduros
- 1 cebola grande picada
- ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 1 dente grande de alho
- sal (a gosto)
- 1 e ½ colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão (opcional)
Modo de preparo
- Higienize os tomates e em seguida, remova a pontinha onde fica o cabinho.
- Corte-os em pedacinhos pequenos, mantendo a pele e as sementes.
- No liquidificador, adicione o alho e um pouco dos tomates picadinhos. Bata em velocidade máxima por cerca de 3 minutos. Não coloque água.
- Vá juntando mais tomates, a cebola, o cheiro-verde e, se desejar, o manjericão, batendo sempre na velocidade máxima, por mais uns 3 minutos, formando uma consistência de “purê”.
- Na sequência, leve uma panela ao fogo alto, junte o açúcar e mexa por vezes, com uma colher de pau, deixando derreter até dourar, cuidando para não queimar.
- Despeje nessa panela do caramelo, cuidadosamente, o molho batido no liquidificador.
- Aumente o fogo e ponha sal a gosto, misturando.
- Deixe ferver até sumir a espuminha que terá por cima, mexendo por vezes. Enquanto a espuminha estiver aparecendo, é necessário ferver.
- O molho estará na consistência correta quando der uma boa apurada, reduzir e houver a formação de bolhas grandes na superfície.
- Agora você já pode utilizar e apreciar seu sensacional molho de tomate caseiro!
Dicas adicionais:
Se desejar, você pode acrescentar, juntamente com o tomate para bater no liquidificador, pimenta-dedo-de-moça ou pimenta-do-reino branca, o molho fica bem saboroso.
Após esfriar, você pode passar esse molho para potinhos com tampa e congelar.
Se você não quiser que apareçam as sementinhas no molho, após bater no liquidificador, passe por uma peneira, antes de levar para a panela.
Ficha Técnica
- Peso total da receita: Aproximadamente 1200g
- Número de porções que rende: Cerca de 12 porções
- Peso de cada porção: Aproximadamente 100g
- Calorias por porção: Estimado em 20-30 kcal
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 20-30 minutos
AVALIE ESSA RECEITA!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais