Imagina poder preparar um fígado sem aquele sabor forte, super macio e suculento, com uma textura que desmancha na boca! É o acompanhamento perfeito para servir num almoço ou jantar. Basta seguir o passo a passo da receita e faça o mais delicioso fígado acebolado da vida!
Como fazer fígado acebolado
Para fazer fígado acebolado iremos utilizar leite, água, fígado de boi, suco de ½ limão, louro, alho picado, banha de porco ou manteiga, cebolinha picada, sal, cebola e pimentão verde. Primeiramente vamos cortar os bifes de fígado em tirinhas, dispor numa tigela, colocar o leite, misturar e deixar de molho na geladeira por 30 minutos. Retirar, passar pela peneira, lavar bem em água corrente e dispor na peneira para remover todo o liquido. Em seguida vamos seguir a sequência do passo a passo do preparo do fígado acebolado na frigideira, até reduzir todo o liquido e começar a fritar, acrescentar as cebolas fatiadas, o pimentão em tirinhas e a água. Deixar o fígado acebolado no fogo até reduzir, retirar e servir em seguida esse espetáculo de fígado acebolado digno de aplausos!
Ingredientes da receita de fígado acebolado
- 250 ml de leite
- 100 ml de água
- 1 kg de fígado de boi cortado em bifes e sem as membranas
- Suco de ½ limão
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho picado
- 1 colher(sopa) cheia de banha de porco ou manteiga
- 1 colher(sopa) de cebolinha picada
- 1 colher(sobremesa) rasa de sal
- 1 cebola grande cortada em meia Lua
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
Modo de preparo
- Uma travessa corte os bifes de fígado em tirinhas, disponha numa tigela e adicione o leite, misture bem e deixe de molho na geladeira por 30 minutos.
- Retire da geladeira, passe por uma peneira, e lave o fígado em água corrente para remover o leite que agregou o sabor forte do fígado.
- Recoloque na peneira para retirar o restante da água e reserve.
- Coloque o louro numa tigela, o fígado lavado e escorrido, o alho picado, o suco de limão, misture tudo e deixe marinar por 10 minutos.
- Nessa etapa não coloque o sal, pois irá desidratar o fígado e ele ficar duro ao fritar.
- Numa frigideira coloque a banha ou manteiga, deixe derreter, acrescente o fígado marinado, leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, para refogar de todos os lados. Ainda não adicione o sal, só quando o fígado perder a coloração rosada.
- Coloque o sal apenas quando o fígado perder a cor rosada, e misture para agregar. Deixe cozinhar e refogar, no próprio líquido que vai soltar.
- Assim que o líquido reduzir bastante, mantenha no fogo, mas mexendo sempre para refogar de todos os lados e não queimar.
- O ponto correto é quando todo o liquido reduzir e o fígado começar a “fritar”, sem queimar.
- Acrescente a cebola cortada e refogue mais. Junte o pimentão em tirinhas e refogue um pouco mais, coloque a água, deixe cozinhar até secar toda a água, e mexa de vez em quando.
- Retire do fogo e polvilhe a cebolinha picada, misture para envolver.
- E o fígado mais gostoso do planeta acaba de ficar pronto!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Fiz mais de 4 litros de amaciante de roupas caseiro da melhor qualidade usando apenas um sabonete
Paçoca caseira que não vai ao fogo feita com 3 ingredientes muito fácil de fazer econômica e deliciosa
Pasta desengordurante feita com ingredientes que você tem no armário limpa até piores crostas sem fazer esforço
Vaca atolada ou costela com mandioca na panela de pressão deliciosa e perfeita para o almoço ou jantar
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais