Quem não gosta de um delicioso e quentinho pão de batata, não é mesmo? A boa notícia é que você pode fazer essa delícia bem facilmente e com rapidez em casa, batendo os ingredientes no liquidificador! O resultado é um pão divino, cheiroso e extremamente fofinho, que todos vão amar! Confira a receita do Canal Da Terra e faça o incrível pão de batata, que será um sucesso!
Como fazer pão de batata
Para a receita de pão de batata, vamos colocar no liquidificador: o leite morninho, o fermento biológico seco, o açúcar, as batatas cozidas em pedaços e bater um pouco. Vamos desligar o liquidificador e mexer com uma colher para acomodar as batatas. Acrescentaremos o ovo, a margarina ou manteiga, o óleo e o sal, voltando a bater bem. Passaremos a massa para uma bacia e vamos colocar a farinha de trigo aos poucos, até a massa pesar para mexer. Em seguida, iremos transferir para uma bancada e continuar colocando farinha, mexendo e sovando, até soltar das mãos. Vamos seguir o passo a passo para finalizar a receita, servir e saborear seu incrível pão de batata!
Ingredientes da receita de pão de batata
- 1 ovo inteiro
- 2 batatas grandes cozidas ou 3 médias (250g em média)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
- 1 colherzinha (chá) bem cheia de sal
- 125ml de leite integral morno
- 2 colheres (sopa) de açúcar cristal
- 600g mais ou menos de farinha de trigo
- calda feita com 1 colher (sopa) de açúcar com 2 colheres (sopa) de água, para pincelar os pães
Modo de preparo
- No liquidificador adicione o leite morno, o fermento biológico seco, o açúcar cristal, as batatas cozidas e cortadas ao meio, batendo um pouco.
- Depois, com o liquidificador desligado, mexa a mistura com uma colher, para ‘ajeitar’ as batatas.
- Acrescente o ovo, a margarina ou manteiga, o óleo e o sal e torne a bater bem. Se for preciso, desligue novamente o liquidificador e acomode as batatas, para que bata bem. Fica uma massa grossa, semelhante a uma maionese.
- Transfira a massa para uma bacia e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e misturando, até a massa pesar, ficando difícil mexer com uma colher.
- Então passe a massa para uma bancada enfarinhada e continue juntando farinha, misturando a massa e sovando, até atingir o ponto correto.
- O ponto certo dessa massa, é quando desgruda das mãos e da bancada. Se você abrir um pouco a massa com as mãos, notará que por dentro gruda um pouco, é normal.
- Unte com óleo uma assadeira grande, modele os pãezinhos como desejar e acomode-os na assadeira. Para modelá-los, retire um pedaço da massa, polvilhe levemente com farinha e boleie nas mãos.
- Você pode fazer bolinhas ou deixar do tamanho e formato que preferir.
- Leve a assadeira para um lugar fechado e abafado para os pães crescerem, como, por exemplo, o forno ou micro-ondas desligado.
- Coloque no forno pré-aquecido a 180°C para assar por cerca de 35 minutos. Retire, e com os pães ainda quentes, pincele uma mistura de água com açúcar, para que a casca fique ainda mais macia.
- Sirva e se delicie com seu saboroso pão de batata, que fica divino!
Obs.: se desejar substituir o açúcar cristal por demerara, pode utilizar a mesma quantidade, 2 colheres (sopa). Se preferir usar o açúcar refinado, use 3 colheres (sopa) para esta receita.
Dica adicional: para este tipo de pãozinho, ao invés da calda de água com açúcar, você pode utilizar também manteiga derretida para pincelar os pães ainda quentes ao saírem do forno, ou se quiser mais douradinhos, pincele com gema de ovo, após crescerem, antes de assar.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Massa de empada que derrete na boca feita com apenas 4 ingredientes
Pão caseiro recheado com presunto e queijo delicioso e perfeito para o lanche de toda a família
Panqueca de frango sem farinha de trigo leve deliciosa e muito fácil de fazer
Misturinha caseira para limpar chão até as sujeiras mais incrustadas vão embora sem fazer esforço
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais