Conheça os três tipos de fermentos mais comuns, seus usos específicos, os cuidados para o armazenamento e dicas de como utilizá-los da melhor maneira. Depois dessas dicas, seus pães e bolos irão sempre crescer!
Veja Também: 6 Receitas de Pudim de Geladeira
1) FERMENTO EM PÓ QUÍMICO
É usado em massas que não precisam de descanso para crescer, como bolos e tortas. Ele é vendido em potinhos de 100g nos supermercados e devem ser mantidos longe da umidade para que durem mais. Outro truque é coloca-lo no final da receita e misturá-lo a massa, sem bater muito, para que ele não perca o seu poder de fazer a massa crescer.
2) FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO
É vendido em tabletes de 15g nas padarias e supermercados. Não pode ser armazenado por muito tempo, pois estraga rápido. Deve ser mantido na geladeira e é muito usado no preparo de pães, roscas e pizzas. Ele precisa ser dissolvido em algum líquido morno para ajudar a fermentação.
3) FERMENTO BIOLÓGICO SECO
É vendido em envelopes de 10g ou potinhos de 100g. Ele pode ser conservado fora da geladeira e é usado no preparo de pães, rosas e pizzas. Ele deve ser adicionado direto na farinha.
DICA: No preparo de pães, roscas e pizzas você pode usar tanto o fermento biológico fresco quanto o seco. Cada 30g (2 tabletes) de fermento biológico fresco equivalem a 10g (1 envelope) de fermento seco.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais