NÃO COZINHEM A CAIXINHA DE LEITE CONDENSADO, ALERTAM OS FABRICANTES


Uma das perguntas que mais geram polêmicas nos grupos de culinária é “Posso cozinhar a caixinha de leite condensado na panela de pressão?”. As opiniões eram discordantes e não havia uma resposta conclusiva sobre o assunto, por isso que a equipe do Receita Toda Hora foi a campo dar fim a esta polêmica.

Veja Ainda: A Forma Correta de Transformar o Leite Condensado de Caixinha em Doce de Leite 

Por mais que pareça obvio não poder cozinhar uma caixinha de papelão, em 2014, um blog/canal de youtube extremamente irresponsável, desses que se preocupam exclusivamente com audiência, trouxe uma solução “mágica”: enrolar a caixinha em papel alumínio. Realmente funciona, mas traz riscos à saúde.

Contatamos os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) de três fabricantes de leite condensado (Piracanjuba, Mococa e Nestlé) e também da TetraPak (fabricante das caixinhas), além do químico Ricardo Gilbert Bruno, e a resposta foi unânime: NÃO RECOMENDAMOS O COZIMENTO DO LEITE CONDENSADO DE CAIXINHA.

Segundo a Piracanjuba, “trata-se de um produto envazado na embalagem TetraPak que contém 7 camadas compostas de plástico e papelão que se desfazem em contato com a água quente o que pode comprometer a qualidade do mesmo.” E a empresa finaliza afirmando que uma forma segura de cozinhar o leite condensado de caixinha é em banho-maria, fora da embalagem e em um recipiente apropriado.

Resposta da Fabricante Piracanjuba. Clique na imagem para aumentar

Resposta da Fabricante Piracanjuba. Clique na imagem para ampliar

A TetraPak afirma: “nossas embalagens são compostas por papel, plástico e alumínio. Tais elementos não devem ser submetidos à temperatura de cozimento, em panela de pressão. Não recomendamos esse tipo de processo”.

IMG_3821  Como são formadas as caixinhas Tetra Pak

Apesar das respostas das empresas, permanecia a pergunta: Por que não podemos cozinhar a caixinha? Existe algum risco para a saúde? A resposta é SIM.

De acordo com o químico Ricardo Gilberto Bruno, o papelão, o plástico e o alumínio presentes na embalagem TetraPak (as caixinhas de leite condensado) ao serem aquecidos fazem mal para a saúde. O alumínio pode se desprender da embalagem e contaminar o leite condensado, o que, em excesso, pode causar doenças neurológicas e esqueléticas, como o Mal de Parkinson e o Alzheimer. O papelão e o plástico, quando aquecidos, produzem dioxinas, compostos químicos altamente tóxicos que não são absorvidos pelo organismo e também podem causar sérios problemas de saúde, como vários tipos de câncer.

Agora, enfim, colocamos fim à polêmica: NÃO COZINHE AS CAIXAS DE LEITE CONDENSADO, assim você estará protegendo a sua saúde e a dos seus amigos, familiares e clientes.

Confira no link abaixo a forma correta de transformar o leite condensado de caixinha em doce de leite:

Veja Ainda: A Forma Correta de Transformar o Leite Condensado de Caixinha em Doce de Leite 

Resposta da Nestlê - Clique na imagem par aumentar mococa

Nestlê e Mococa deram a mesma resposta. Outros fabricantes de leite condensado foram consultadas mas não responderam.

Compartilhe essa matéria com amigos e nos grupos que participa

Recomendados Para Você:

Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo