Esse delicioso pudim de trigo, do Canal Luciana Hespanhol, não leva leite condensado, nem gelatina e não vai ao forno, nada devendo ao tradicional! Preparado em banho-maria na boca do fogão, ele é fácil e econômico, uma ótima escolha para finalizar suas refeições! Não perca tempo, faça ainda hoje e arrase!
Como fazer pudim de trigo
Para a receita de pudim de trigo, comece fazendo uma calda com 1 e ½ xícara (chá) de açúcar e espalhe-a numa forma de buraco no meio, reservando. Na sequência, para o pudim, bata no liquidificador durante 4 minutos: o leite integral, os ovos, o açúcar, a margarina e a farinha de trigo sem fermento. Se gostar, acrescente o parmesão ralado, bata rapidamente e passe a mistura para a forma caramelizada reservada, cobrindo-a bem com papel-alumínio. Disponha a forma numa panela alta, para o banho-maria, adicione um pouco de água e gotas de vinagre e coloque em fogo médio. Finalize a receita seguindo o passo a passo, sirva e deguste essa delicia!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de trigo
Para o pudim
- 500 ml de leite integral
- 2 ovos inteiros
- 1 pacotinho de queijo parmesão ralado (opcional)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
- água o quanto baste com gotas de vinagre (para o banho-maria)
Para a calda
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
Obs.: a medida da xícara é de 200ml.
Modo de preparo
Da calda
- Em uma forma de buraco no meio, adicione 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, e leve para derreter, mexendo sempre com uma colher de pau, para não queimar.
- Quando derreter todos os torrões de açúcar, desligue o fogo e espalhe a calda na forma toda.
- Deixe reservada.
Do pudim
- No liquidificador, coloque: 500 ml de leite integral, 2 ovos inteiros, 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina e 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento.
- Tampe e deixe bater por cerca de 4 minutos
- Se desejar, acrescente o queijo parmesão ralado, bata ligeiramente e despeje a mistura na forma caramelizada reservada.
- Cubra bem a forma com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento).
- Acomode a forma numa panela mais alta que ela, com cerca de 2 dedos de água e gotinhas de vinagre, para o banho-maria e leve ao fogo médio.
- Assim que começar a ferver, tampe a panela e marque 35 minutos de cozimento, em fogo de médio a baixo, mas por vezes verifique se não secou toda a água.
- Após esse tempo de cozimento, levante o papel-alumínio e espete com um garfo, se sair com poucos resíduos e o pudim estiver firme, está assado. Pode ser que seja necessário deixar mais uns 5 minutos.
- Retire cuidadosamente da panela e aguarde esfriar, então leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora, lembrando que por mais tempo é melhor.
- Tire e passe uma faca sem serra na lateral e centro da forma, para soltar.
- Desenforme num prato de servir e leve a forma na boca do fogão por alguns segundos, para derreter a calda que ficou grudada, despejando-a sobre o pudim.
- Sirva e delicie-se com seu irresistível pudim de trigo! Bom proveito!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais