O pudim de banana é uma sobremesa deliciosa e surpreendente que traz a doçura natural dessa fruta apreciada por muita gente, e fica com uma textura cremosa e suave de dar água na boca. Confira o passo a passo dessa versão sem açúcar, do canal pilotando o fogão, faça, é irresistível!
Como fazer pudim de banana
Para fazer pudim de banana iremos precisar para a calda, de açúcar e água. Para o pudim vamos precisar de ovos, leite e bananas maduras. Primeiramente iremos caramelizar o fundo e as laterais de uma forma de furo central que caiba dentro da panela de pressão que for utilizar no processo. Teremos que seguir corretamente as instruções do passo a passo do restante do preparo, para dar sequência na receita, até a finalização, para que o resultado final seja perfeito. Depois disso é só servir e saborear!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pudim de banana
Para a calda
- 1 xícara(chá) de açúcar
- ½ xícara(chá) de água
Para o pudim
- 4 ovos
- 400 ml de leite
- 4 bananas maduras
Modo de preparo
Da calda
- Numa panela coloque o açúcar, leve em fogo baixo, deixa até derreter e formar uma calda dourada.
- Adicione a água, com cuidado, deixe ferver, dissolver até obter um caramelo brilhante
- Caramelize o fundo e as laterais de uma forma (20 cm de diâmetro) de furo central e que caiba dentro da sua panela de pressão. Reserve.
Do pudim
- Numa tigela coloque os ovos e bata levemente. Adicione o leite, as bananas amassadas com um garfo, e misture bem para incorporar.
- Despeje essa mistura na forma caramelizada, cubra com papel alumínio, e coloque dentro da panela de pressão com 3-4 dedos de água.
- Tampe a panela, leve em fogo baixo, e assim que levantar pressão deixe cozinhar por 15 minutos.
- Retire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente, retire a forma da panela, deixe esfriar, e leve para gelar por no mínimo 4 horas, ou até o dia seguinte.
- Retire da geladeira, desenforme, e se delicie com esse lindo pudim de banana!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais