Pipoca Gourmet

Seja para vender ou para fazer pra família, a pipoca gourmet está invadindo o país e agradando a todos os paladares.

Existem dezenas de sabores de pipoca gourmet. Apresentarei pra vocês a receita básica e algumas sugestões de variações.

Antes de começar precisamos falar sobre o milho. Existem dois tipos de milho de pipoca. O primeiro e mais tradicional é o milho borboleta, que encontramos em qualquer supermercado. O segundo é o milho Mushroom ou milho cogumelo, que estouram em formato arredondado, como na foto abaixo. Esse milho você só consegue comprar pela internet. O valor é mais alto, mas se a sua intenção for fazer uma pipoca diferenciada vale a pena. Os sabores são os mesmos.

Milho Cogumelo Para Pipoca Gourmet
Pipoca com milho tipo cogumelo ou Mushroom

Como fazer pipoca gourmet

O preparo da pipoca gourmet passa por quatro fases: Estourar o milho, caramelizar, levar ao forno e a cobertura de sua preferência.

Estourando a pipoca

Primeiro vamos estourar o milho. Aqui não tem segredo. Estoure como está acostumado. A maneira correta é colocar uns 5 grãos de milho no óleo e levar à panela. Quando o primeiro estourar coloque os demais grãos, mexa bem e deixe estourar. Quando o intervalo entre um estouro e outro for igual a 2 segundos, desligue a panela que a pipoca já está pronta.

Preparando o Caramelo

Primeiro derreta todo o açúcar com ajuda de uma colher de pau. Em seguida acrescente o creme de leite e mexa por um minuto. Adicione em seguida a baunilha, o sal e por último o bicarbonato, mexendo equanto os coloca. Depois de colocar o bicarbonato perceberá que o caramelo ficou mais volumoso.
Espalhe o caramelo por cima da pipoca e misture muito bem, a ponto que todas as pipocas fiquem cobertas.

Secando no forno

Naturalmente a pipoca tem umidade. Para mantê-la crocante por mais tempo devemos secá-la no forno. O processo é bastante simples: Espalhe a pipoca em uma forma e leve ao forno em temperatura bem baixa, de 100 a 120 graus. Se o seu forno não tive essa temperatura, coloque no fogo baixo e deixe a porta entreaberta. A pipoca deve ficar secando por aproximadamente uma hora.

Essa é a pipoca gourmet básica. Você pode consumí-la assim ou incrementar. Vou ensinar 2 coberturas fantásticas.

Coberturas para pipoca gourmet

A primeira e mais tradicional é a de Leite Ninho. Para fazer vamos separar 100 gramas da pipoca caramelizada. Derreta 200 gramas de chocolate branco fracionado conforme instruções da embalagem e misture na pipoca. Polvilhe com biscoito Oreo triturado.
Agora você poderá fazer variações cobrindo com o que quiser no lugar do Oreo. Sugestões: Paçoca, Leite Ninho, canela, enfim.. Uma infinidade de variações. Pode usar também o chocolate ao leite e cobrir com coco ralado ou outra cobertura de sua preferência.

Apesar de trabalhoso, fazer pipoca gourmet é muito fácil, não é?

Veja também: Receita de Amendoim Doce

Autor: André Holmo
Tipo: Docinhos
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de Fogo: 80 minutos
Tempo total: 2 horas
Rendimento: Serve 3 pessoas
Calorias: 300 calorias a cada 100 gramas de pipoca pronta

Pipoca Gourmet Com Cobertura De Oreo
Pipoca Gourmet com cobertura de Oreo

Ingredientes da receita de pipoca gourmet

  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de milho de pipoca
  • 180 gramas de açúcar
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga
  • 1/2 caixinha de creme e leite
  • 1/2 8 mls de baunilha
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 10 gramas de bicarbonato de sódio
  • 200 gramas de chocolate branco fracionado
  • 10 biscoitos Oreo triturados e sem recheio

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela coloque o óleo e 5 grãos de milho. Quando o primeiro estourar, despeje o restante e deixe estourar. Ao terminar, coloque em um refratário de vidro e deixe esfriar enquanto prepara o caramelo.
  2. Em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar e leve ao fogo. Em alguns minutos o açúcar vai começar a derreter dando início ao caramelo. Com a ajuda de uma colher de pau misture bem para que não fique nenhuma pelota de açúcar. Adicione a manteiga, misture até que esteja bem incorporada e em seguida o creme de leite e mexa por mais um minuto. Finalmente adicione o sal, mexa e em seguida o bicarbonato.
  3. Espalhe o caramelo nas pipocas e misture muito bem. Todas elas tem que ficar caramelizadas.
  4. Espalhe em uma forma e leve-a ao forno em uma temperatura de 100 a 120 graus por uma hora.
  5. Ao retirar, derreta o chocolate branco conforme instruções da embalagem e misture-o nas pipocas. Em seguida polvilhe com biscoito Oreo triturado.

Notas:

Para embalar coloque em saquinhos plásticos mais grossinhos, quem lembram um pouco papel celofane. Amarre com barbante e coloque um laço. Guarde fora da geladeira. A validade é de até 10 dias.

AVALIE ESSA RECEITA!