Não deixe de preparar para a família ou para seu faça e venda, este irresistível pastel de mandioca, que fica dos deuses! Com uma massa de mandioca macia, que se desfaz na boca e um farto e saboroso recheio de carne moída, ele é perfeito para saborear em qualquer ocasião! Não espere mais, faça ainda hoje e receba os elogios!
Como fazer pastel de mandioca
Para o pastel de mandioca, você seguirá o passo a passo da receita para preparar o recheio de carne e a massa do salgado, mas não se preocupe são etapas fáceis de fazer. Inicie pelo preparo do recheio, que precisa estar frio para ser utilizado, utilizando: azeite, alho, cebola, molho de tomates, carne moída, azeitonas, pimentão, caldo de legumes ou água, flor de sal ou sal, pimenta-branca e noz-moscada, salsa e cebolinha frescas, farinha de trigo e pimenta-dedo-de-moça. Depois, para a massa, você usará: fermento em pó, ovo, farinha de trigo, flor de sal ou sal, iogurte ou leite frio, manteiga, mandioca e parmesão. Para empanar precisará de ovos e farinha de rosca, e muçarela para a finalização do recheio. Com tudo pronto, sirva e aprecie esse pastel incrível!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pastel de mandioca
Para o recheio de carne
- ⅔ de xícara (chá) de muçarela ralada no ralo grosso (100 g)
- 30 ml de azeite de oliva ou óleo vegetal
- 2 dentes de alho bem socados
- 1 cebola grande bem picada (120 g)
- ⅔ de xícara (chá) de molho de tomates (150 ml)
- 350 g de carne moída duas vezes (patinho ou outra)
- ⅓ de xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas (50 g)
- ¾ de xícara (chá) de pimentão vermelho bem picado (100 g)
- 150 ml de caldo de legumes caseiro ou água fria
- flor de sal ou sal, pimenta-branca e noz-moscada ralada, todos a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha frescas bem picadas
- 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo (10 g)
- 2 cm de pimenta-dedo-de-moça sem sementes e bem picadinha
- uma boa pitada de flor de sal ou sal (para refogar o alho e a cebola)
Para a massa
- 1 colher (sobremesa) rasa de fermento químico em pó (4 g)
- 1 ovo grande ligeiramente batido (60ml)
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento ou mais (de 180 a 220 g)
- 1 colher (chá) de flor de sal ou sal (2 g)
- 50 ml de iogurte ou leite frio
- 10 g de manteiga sem sal macia
- 1 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida ainda quente (250 g)
- 50 g de queijo parmesão ou ninas bem-curado ralado fino
- claras de ovo para vedar os salgados
Para empanar
- 2 claras de ovos médios
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de rosca
Modo de preparo
Do recheio de carne
- Aqueça uma panela no fogo com 30 ml de azeite de oliva ou óleo vegetal e junte 2 dentes de alho bem socados, 1 cebola grande bem picada e refogue dourado ligeiramente.
- Inclua uma boa pitada de flor de sal ou sal, refogue um pouco mais para a cebola murchar e coloque ¾ xícara (chá) de pimentão vermelho bem picado e 2 cm de pimenta-dedo-de-moça sem sementes e bem picadinha, refogando mais um pouco.
- Transfira esses legumes para um recipiente para utilizar a mesma panela.
- Leve essa mesma panela ao fogo, com um pouquinho de óleo, adicione 350 g de carne moída duas vezes e frite-a até ficar marronzinha e soltinha.
- Volte os legumes refogados reservados para esta panela da carne e acrescente: ⅓ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas, ⅔ de xícara (chá) de molho de tomates, 150 ml de caldo de legumes caseiro ou água fria, uma pitada de flor de sal ou sal, pimenta-branca e noz-moscada ralada, misturando para envolver bem. Agregue 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo, refogando um pouco mais em fogo alto para secar o excesso de líquido.
- Desligue, passe para um refratário e junte 2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha frescas bem picadas, misturando tudo.
- Cubra com plástico-filme e leve à geladeira enquanto prepara a massa.
- Depois, com o recheio completamente frio, agregue ⅔ de xícara (chá) de muçarela ralada no ralo grosso, envolvendo-a no recheio. Reserve.
Da massa
- Em uma tigela espaçosa coloque 1 xícara (chá) de mandioca cozida e espremida ainda quente e junte: 50 g de queijo parmesão ou ninas bem-curado ralado fino, 10 g de manteiga sem sal macia, 50 ml de iogurte ou leite frio, 1 colher (sobremesa) rasa de fermento químico em pó, 1 colher (chá) de flor de sal ou sal e 1 ovo grande ligeiramente batido.
- Em seguida, com o auxílio de um garfo, vá misturando esses ingredientes até ficar mais ou menos homogêneo.
- Entre com a metade da farinha de trigo sem fermento e misture primeiramente com um garfo e depois com as mãos, acrescentando o restante da farinha.
- Vá sovando a massa com as mãos na própria tigela até ela ficar lisa e homogênea, sem grudar nas mãos.
- Transfira a massa para uma bancada limpa e seca, levemente enfarinhada, amasse e forme um rolo com ela, embrulhe num plástico e deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente.
- Decorrido esse tempo, corte um pedaço da massa, passe para a bancada enfarinhada e abra-a com um rolo. Em seguida, com um cortador de 8 ou 10 cm, corte a massa em círculos, utilizando as rebarbas para amassar novamente. Faça isso com toda a massa, abrindo-a com o rolo e cortando em círculos.
Da montagem e finalização
- Pegue um círculo de massa nas mãos, adicione uma porção de recheio no centro, pincele as bordas com clara de ovo ou usando um pincel culinário, ou com os dedos.
- Passe o salgado na farinha de rosca e disponha numa forma. Repita o processo para modelar todos os pastéis.
- Para finalizar, passe cada um dos salgados na clara de ovo e novamente na farinha de rosca, acomodando-os na forma.
- Aqueça uma boa quantidade de óleo numa panela e adicione, no máximo, 3 salgados, deixando fritar para dourar por igual (imersão). Faça isso para fritar todos os salgados.
- Retire, escorra em papel-toalha, sirva e delicie-se com seu apetitoso pastel de mandioca!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais