Não deixe de preparar para a família, esse fantástico pão fofinho e fácil, perfeito para acompanhar um café quentinho! De maneira simples, fácil e econômica, você fará essa gostosura de pão, extremamente macio, chegando a se desfazer na boca e com um sabor que vai agradar a todos. Confira a receita do Canal Kdelícia Cozinha Ana Cláudia, faça o magnífico pão fofinho e fácil!
Como fazer pão fofinho
Para o pão fofinho e fácil, colocaremos em uma bacia, a água, o fermento, o açúcar e o óleo, misturando bem com uma espátula para a dissolução do fermento. Juntaremos o ovo e o sal, e vamos misturar um pouco mais. Acrescentaremos a farinha devagar, colocando a princípio a metade, mexendo bem. Adicionaremos aos poucos a outra metade da farinha, mexendo continuamente, até integrar. Iremos amassar com as mãos na bacia e em seguida, transferiremos para uma superfície plana, polvilhada com farinha. Vamos sovar super bem, formando uma massa lisa. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo direitinho. Sirva e deguste seu sensacional pão fofinho e fácil! Bom proveito!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pão fofinho e fácil
- 400ml de água morna (temperatura de mamadeira de bebê)
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 80ml de óleo
- 1 ovo inteiro
- 1 gema peneirada rebatida com 1 colher (sopa) de leite (para pincelar)
- cerca de 700g a 1kg de farinha de trigo sem fermento (de 4 a 5 xícaras de chá)
Modo de preparo
- Numa bacia, adicione a água, o fermento, o açúcar e o óleo, mexa bem com uma espátula para dissolver o fermento.
- Acrescente o ovo e o sal, tornando a mexer.
- Em seguida, vá colocando a farinha de trigo aos poucos, acrescentando primeiramente a metade. Misture bem.
- Na sequência, vá juntando a outra metade da farinha gradualmente, sempre misturando, até incorporar. Então amasse um pouco com as mãos na própria bacia e depois passe para uma bancada enfarinhada, sovando muito bem, até obter uma massa lisinha. Se achar mais fácil, divida a massa em 4 pedaços e então sove super bem cada um deles, por cerca de 10 minutos.
- Quando a massa já estiver sequinha e tiver absorvido os líquidos, não ponha mais farinha. A quantidade de farinha pode variar, então atente-se para isso.
- O ponto do correto da massa é quando ela fica bem lisinha e não gruda nas mãos e nem na bancada ou bacia.
- Junte todos os pedaços, se você separou a massa, sove um pouquinho mais, forme uma bola, volte para a bacia, cubra com um plástico-filme para não ressecar e deixe repousar durante 20 minutos.
- Após esse tempo, passe a massa para a bancada enfarinhada e aperte um pouco com as mãos para tirar o ar.
- Divida essa massa em duas partes e, com a ajuda de um rolo, abra-a, formando um retângulo grande.
- O próximo passo é enrolar o pão: pegue uma das extremidades e vá enrolando, até obter um “pacotinho” retangular. Aperte bem com os dedos na parte da emenda para não abrir, acertando-a. Repita esse processo com a outra parte da massa, para modelar mais um pão. Se desejar, divida em mais partes, formando pães menores.
- Transfira a massa com a parte da emenda voltada para baixo, para uma forma antiaderente sem a necessidade de untar. Se sua forma for de alumínio, unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo.
- Cubra a assadeira com plástico-filme e deixe repousar para crescer o dobro do tamanho.
- Decorrido esse tempo, pincele os pães com a mistura de gema de leite. Não se esqueça de tirar a pelinha da gema, para o pão não ficar com cheiro de ovo.
- Se desejar, faça cortes com uma gilete ou com uma faca afiada
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 30-40 minutos. Nos 10 minutos finais, abaixe a temperatura do forno para 160°C.
- Após esse tempo, retire, sirva e aproveite essa maravilha de pão fofinho e fácil!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais