Pão de Queijo Caseiro



Autor:

PÃO DE QUEIJO CASEIRO

Quem não ama um pão de queijo caseiro quentinho acompanhado de um café passado na hora? É por isso que trazemos hoje uma receita simples, deliciosa e fácil de preparar de pão de queijo caseiro. Essa receita super especial é da Lia Carvalho (@deliciassimples_de_lia) e, com certeza, você vai adorar!
Para fazer o pão de queijo caseiro, você vai precisar de ovos, polvilho doce, leite, óleo, queijo minas meia cura ou mussarela e sal. O modo de preparo do pão de queijo caseiro é o tradicional, pois você vai ferver o leite, o óleo e o sal e com essa mistura, irá escaldar o polvilho doce. A dica aqui é misturar bem o polvilho com uma colher de pau até obter uma massa lisa e homogênea e então, quando essa massa já tiver esfriado, acrescentar os ovos, um a um, alternando com as porções de queijo, até obter uma massa úmida, mas que permita que você faça bolinhas.
A receita pede de 3 a 6 ovos, pois vai depender do tamanho do seu ovo e também da quantidade de gordura do leite, a qualidade do polvilho e o tipo de queijo que você usar. Por isso, fique atenta(o), quando a massa ficar homogênea e úmida ao mesmo tempo, é hora de parar de adicionar os ovos e começar a fazer as bolinhas de pão de queijo.
As bolinhas de pão de queijo caseiro devem ser colocadas em uma forma untada com óleo e assadas em forno preaquecido a 180ºC até dourarem levemente. Uma boa dica é observar o fundo do pão de queijo. Se ele estiver assado, você já pode retirar a sua fornada de pão de queijo caseiro e saborear essa delícia!
Faça hoje mesmo o pão de queijo caseiro para o café da sua família, o chá com as(os) amigas(os) ou o lanche das crianças. Com certeza, será um sucesso! Pão de Queijo Caseiro

Veja Também: Massa de Coxinha com Batata

pão de queijo caseiro

INGREDIENTES

  • 3 a 6 ovos
  • 4 copos americanos de polvilho doce (500g)
  • 2 copos americanos de leite (300ml)
  • 1 copo americano de óleo (150ml)
  • 4 copos americanos de queijo minas meia cura ralado ou 2 copos americanos de mussarela ralada
  • sal a gosto

Observação: a medida é do copo americano até a marca da borda (150ml).

COMO FAZER PÃO DE QUEIJO CASEIRO
Modo de Preparo

  1. Coloque o polvilho em uma tigela grande e reserve.
  2. Em uma panela, ferva o leite, o óleo e o sal.
  3. Coloque essa mistura dentro da tigela em que está o polvilho (esse passo se chama escaldar o polvilho) e misture bem com uma colher de pau até obter uma massa lisa. Reserve até esfriar.
  4. Acrescente os ovos, um a um, alternando com porções de queijo minas meia cura ralado ou mussarela ralada, sovando bem após cada adição.

pão de queijo caseiro

  1. O ponto da massa é quando ela fica homogênea, você consegue fazer as bolinhas, mas ela continua uma massa úmida.
  2. Unte as mãos com óleo, faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma forma untada com óleo.
  3. Deixe um espaço entre elas, pois elas vão crescer um pouco.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar.
  5. Retire do forno e sirva em seguida.

pão de queijo caseiro

Dica: se quiser, faça meia receita, diminuindo todos os ingredientes pela metade!

Pão de Queijo Caseiro
5 (99.55%) 44 votes

Compartilhe com um amigo