Pão de Linguiça da Pizzaria do Bráz


A Pizzaria Bráz em São Paulo é famosa pelo seu pão de calabresa. Lá, ele é feito com linguiça artesanal e massa para pizza, além de ser assado em forno à lenha. Confira a receita da casa.

 

Pão de linguiça da Pizzaria do Brás

Pão de linguiça da Pizzaria do Brás

INGREDIENTES

  • 60 grs de fermento biológico fresco
  • 50 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de sopa açúcar
  • 1,25 kg de farinha de trigo normal
  • 650 ml água mineral em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 250 grs de calabresa em fatias finas
  • 1 pitada de orégano
  • 1 colher de chá de Azeite de oliva para untar a assadeira

COMO FAZER:

  1. Coloque o fermento e o açúcar numa tigela e misture até virar um creme. Junte o azeite e o sal. Mexa com a ponta dos dedos e adicione a água. Incorpore a farinha aos poucos, mexendo com uma das mãos.
  2. São necessários de 10 a 15 minutos para incorporar toda a farinha. No começo, a mistura é líquida, porém vai engrossando aos poucos. O trabalho fica cada vez mais difícil e pesado, com a massa grudando na mão e parecendo que não absorverá tanta farinha. Insista.
  3. Continue trabalhando com a ponta dos dedos até a massa começar a se soltar da mão. Depois, siga usando as mãos até conseguir uma massa homogênea e lisa. Sem sová-la, amasse-a com delicadeza com a base das mãos.
  4. A massa terá atingido seu ponto quando estiver lisa. Neste momento, coloque-a em uma tigela, cubra-a com um pano e deixe-a descansar durante duas horas. Ou até dobrar de tamanho (rende um pouco mais de dois quilos).
  5. Faça bolas de 450 gramas e deixe cada uma delas descansar mais uma hora e meia em temperatura ambiente.
  6. Separe-a em três discos de 30 a 35 centímetros de diâmetro e coloque um deles sobre uma superfície lisa.
  7. Sobre o primeiro disco, distribua 1/3 das fatias de linguiça. Enrole como se estivesse fazendo um rocambole. Deposite o segundo disco de pizza na superfície lisa. Disponha mais fatias de linguiça por cima e uma pitada de orégano.
  8. Sobreponha o primeiro rolo no segundo e os enrole para aumentar o rocambole. Depois de repetir a operação pela terceira vez com o último disco, o pão estará pronto para ir ao forno.
  9. Coloque o rocambole final em uma forma untada com azeite e deixe descansar por três horas (a forma deve ser daquelas com um cone no centro).
  10. Leve ao forno médio (180° c) e deixe o pão assar até crescer e ficar bem dourado. Neste momento, já pode retirar


Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo