O WhatsApp irá sair do ar por 10 dias por causa de jogo? Saiba a verdade!


O WhatsApp irá sair do ar por 10 dias por causa de jogo? Saiba a verdade! Não é a primeira vez que o WhatsApp sai do ar, mas boatos recentes associam a queda temporária do aplicativo ao Jogo Baleia Azul. Será que é verdade?

Veja Também: WhatsApp deixará de funcionar em alguns aparelhos. Veja quais!
Veja Também: Você está Carregando o seu Smartphone do jeito errado!

whatsapp fora do ar

Uma notícia circula pelo WhatsApp alertando os usuários que o aplicativo ficará fora do ar por 10 dias, a partir do dia 03 de março deste ano, como uma forma de protesto contra o Jogo da Baleia Azul, mas isso não é verdade.

print-baleiaazul

O Jogo da Baleia Azul tem preocupado pais e professores porque se baseia em 50 desafios arriscados e de automutilação, como andar em um telhado de madrugada e cortar-se, e termina com o encorajamento ao suicídio. Com certeza, esse é um tema de muita preocupação e devemos estar alertas, mas o WhatsApp não sairá do ar por conta disso.

A verdade é que o WhatsApp está fora do ar no mundo inteiro e a empresa já está trabalhando, na sua central nos Estados Unidos, para reverter o problema.

Para alertar os usuários quanto aos boatos e informar sobre a utilização segura, o WhatsApp disponibilizou algumas dicas aos usuários. Confira cada uma delas:

  • Desconfie de mensagens com erros gramaticais e de ortografia. É claro que o WhatsApp não colocaria uma mensagem com erros!
  • Evite clicar em links desconhecidos ou em mensagens que pedem para clicar em um endereço específico, por exemplo, aquelas que dizem que O Boticário dará perfumes para quem clicar ou que a Kopenhagen dará ovos de Páscoa. Se você clica nessas mensagens, infecta o seu computador ou celular com vírus que podem comprometer a segurança da sua conexão.
  • Avalie criticamente as mensagens que pedem que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos. Afinal, sem querer você pode estar sendo o mensageiro de notícias falsas e de vírus.
  • Não responda mensagens que pedem para que você compartilhe dados pessoais e bancários. Você nunca sabe quem está do outro lado da tela!
  • O WhatsApp nunca vai enviar mensagens diretas para você e você nunca terá que fazer algo para que ele continue gratuito. O aplicativo é gratuito e sempre será assim!
  • Antes de clicar em links de promoções, faça uma pesquisa no site oficial da empresa em questão e verifique se a informação é verdadeira. Como já dissemos, pode ser um atalho para que vírus infectem seu computador ou celular!
  • Se você receber uma mensagem indesejada, há a opção de bloquear o número como spam diretamente na tela de mensagem. Se necessário, faça isso ou alerte o amigo que anda compartilhando links duvidosos sobre os cuidados para a utilização segura do aplicativo.

Agora, sim, você pode esperar que o aplicativo volte a funcionar e está bem informado contra os boatos e as formas de utilizar o aplicativo com segurança. Compartilhe com os amigos que utilizam WhatsApp para mantê-los sempre atentos!


Compartilhe com um amigo