O mocotó é um prato tradicional da culinária brasileira, conhecido por sua riqueza de colágeno e por ser muito nutritivo. Além disso é uma ótima opção para saborear nos dias frios de inverno. Siga o passo a passo da versão do canal Ediane – comida mineira, é top!
Como fazer mocotó
Para fazer mocotó vamos precisar de tomate, pimentão, cebola, mocotó bovino, alho, colorau, açafrão, vinagre, cheiro verde, sal e água fervente. Iremos escaldar os pedaços de mocotó com água fervente e vinagre, por 5 minutos e escorra toda a água. Na panela de pressão vamos colocar a banha, o alho amassado, deixar dourar, adicionar o mocotó escaldado e os demais ingredientes, seguindo a sequência de adição e preparo, cobrir com água fervente, cozinhar por 50 minutos após levantar pressão, retirar do fogo, deixar a pressão sair naturalmente, finalizar com cheiro verde e saborear essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de mocotó
- 1 tomate
- 1 pimentão
- 1 cebola
- 1 ½ kg de mocotó bovino
- 3 dentes de alho
- 1 colher(sopa) de colorau
- 1 colher(sopa) de açafrão
- 1 colher(sopa) de vinagre
- 1 colher(sopa) de banha
- 1 sachê de tempero para carne
- Cheiro verde a gosto
- Sal a gosto
- Água fervente o quanto baste
Modo de preparo
- Coloque os pedaços de mocotó numa tigela, cubra com água fervente, coloque o vinagre, misture bem e deixe escaldar por 5 minutos. Escorra toda a água e reserve.
- Numa panela de pressão, coloque a banha, leve em fogo médio, adicione o alho amassado e deixe dourar.
- Acrescente o mocotó escaldado, o colorau, o açafrão, o sal, o tempero para carne, mexa para agregar, coloque a cebola, o tomate e o pimentão picados e misture bem para incorporar.
- Cubra com a água fervente, ajuste o sal e os temperos, tampe a panela e deixe cozinhar por 50 minutos após levantar pressão.
- Retire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e finalize com cheiro verde a gosto.
- Sirva em seguida esse mocotó cheio de suculência!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais