Frango assado

O frango assado é um prato bastante popular na culinária brasileira, um clássico que todos adoram. Esta receita, fácil de fazer e com ervas aromáticas, permite preparar uma deliciosa refeição. A pele fica levemente crocante, a carne fica macia e com excelente tempero. Perfeito para um bom almoço de família. 

Bastam alguns truques simples para ter um frango assado no ponto ideal. Para isso, é preciso temperar com azeite, sal, pimenta e todas as ervas aromáticas de sua preferência. Se você adora frango picante, pode acrescentar a pimenta de sua preferência.

Para preparar o frango, o ideal é que ele esteja em temperatura ambiente por cerca de meia hora. Depois de deixar descansar, coloque em uma panela. Encha a cavidade com dois dentes de alho ligeiramente amassados. Coloque também alguns ramos de alecrim e algumas folhas de sálvia. Essas ervas deixarão trarão um incrível aroma para o frango. 

Em seguida, prepare uma mistura de alecrim fresco, sálvia, tomilho e manjerona. Depois, é importante amarrar as coxas de frango com barbante de cozinha, para que mantenham a forma durante o cozimento. 

Pincele o frango com bastante azeite. Em seguida, é a hora de polvilhar com as ervas picadas, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta. Adicione o suco de laranja espremida. O sabor particularmente doce e cítrico da laranja se equilibra com o aroma intenso das ervas. Por isso combina tão bem com o frango assado.

Se quiser acrescentar batatas, elas são um ótimo acompanhamento para o frango assado. Depois de lavá-las e picá-las em tamanho médio, espalhe um pouco de sal, pimenta-do-reino e azeite. 

Coloque na forma junto ao frango e asse ao forno pré-aquecido a 200°C  por cerca de uma hora. O tempo de cozimento dependerá do peso do frango. Em geral, é em torno de 50 minutos por quilo. Depois, já pode retirar o frango assado e servir.

Veja também: Aprenda a receita de tempero de frango de padaria

Frango Assado, Recém Saído Do Forno
Frango Assado

Ingredientes da receita de Frango Assado

  • 1 frango de cerca de 2,2 kg 
  • 2 dentes de alho
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Manjerona
  • Sálvia
  • Azeite de oliva extra virgem
  • 200 ml de suco de laranja sem sementes
  • Sal
  • Pimenta
  • 2 batatas grandes picadas em pedaços médios

Como fazer Frango Assado – Modo de Preparo

  1. Deixe o frango em temperatura ambiente por cerca de meia hora. Coloque dois dentes de alho amassados na cavidade do frango, além de alguns ramos de alecrim e algumas folhas de sálvia. 
  2. Prepare uma mistura de alecrim fresco, sálvia, tomilho e manjerona.
  3. Amarre as coxas de frango com barbante. 
  4. Pincele o frango com bastante azeite.
  5. Polvilhe com as ervas picadas, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta. 
  6. Adicione o suco de laranja sem sementes.
  7. Pique as batatas e tempere.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 200° C por cerca de uma hora. 
  9. Retire o frango assado do forno e sirva.

Viu como é simples preparar um delicioso frango assado? Não tem nenhum grande mistério e as ervas trazem um aroma e sabor especiais para a receita. Em particular, elas são muito utilizadas em pratos mediterrâneos e levarão o seu prato a outro nível.