Você quer aprender a fazer um fígado acebolado que vai deixar todos com água na boca? Então vai amar essa receita, com um truque bem fácil e eficaz. A carne fica com maciez e suculência incomparáveis, chegando a derreter na boca e sem aquele gosto forte! Confira a receita do Canal Cozinha da Li Oliveira e faça ainda hoje o incrível fígado acebolado, que será um sucesso!
Como fazer fígado acebolado
Para o fígado acebolado, precisaremos de: água, fígado de boi, suco de ½ limão, louro, alho picado, banha de porco ou manteiga, cebolinha picada, sal, cebola, pimentão verde e leite. Iniciaremos fatiando os bifes de fígado em tirinhas, colocaremos numa vasilha, adicionaremos o leite, vamos misturar e manter de molho na geladeira durante meia hora. Vamos tirar, lavar bem numa peneira e escorrer todo o líquido. Seguiremos o passo a passo do preparo na frigideira, até que o líquido se reduza e comece a fritar, então juntaremos a cebola, o pimentão e a água também. Manteremos no fogo o fígado até que reduza o líquido, vamos tirar, servir e saborear seu apetitoso fígado acebolado!
Ingredientes da receita de fígado acebolado
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- suco de ½ limão
- 1 cebola grande cortada em meia lua
- 1 colher (sopa) cheia de banha de porco ou manteiga
- 100ml de água filtrada
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1kg de fígado de boi cortado em bifes e sem as membranas
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
- 250ml de leite
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho picado
Modo de preparo
- Fatie os bifes de fígado em tirinhas, coloque numa vasilha, junte o leite, mexa bem e mantenha de molho na geladeira por meia hora.
- Em seguida, tire da geladeira, pegue uma peneira para passar e lavar o fígado em água corrente para tirar o leite que tirou o gosto forte do fígado.
- Coloque novamente na peneira para escorrer o que restou da água e deixe reservado
- Numa vasilha, ponha o louro, o fígado que foi lavado e escorrido, o alho picadinho, o suco de limão, mexa tudo e espere marinar durante 10 minutos.
- Nesse momento, não adicione o sal, senão o fígado vai se desidratar, endurecendo no instante de fritar.
- Ponha a banha ou manteiga em uma frigideira, aguarde derreter, acrescente o fígado que ficou marinando, coloque em fogo alto, misturando por vezes, para dourar por igual. Não coloque o sal ainda, apenas quando o fígado mudar de cor.
- Acrescente o sal somente quando o fígado ficar sem a cor rosada, e mexa para incorporar. Cozinhe e deixe corar no líquido que a carne soltará.
- Quando o líquido secar bem, deixe no fogo, mas sem parar de mexer, para dourar por igual e não ficar queimado.
- Quando todo o líquido secar e o fígado for “fritando”, sem queimar, estará no ponto certo.
- Junte a cebola cortada em meia lua e vá refogando mais um pouco. Acrescente o pimentão em tirinhas e continue refogando, adicione a água e cozinhe até toda a água secar, misturando por vezes.
- Em seguida, tire do fogo e salpique a cebolinha picada, mexendo para agregar.
- Agora você já pode servir e apreciar seu saboroso fígado acebolado!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Lasanha de frango fácil e deliciosa perfeita para o almoço de domingo
Macarrão rápido que aprendi com chef de restaurante italiano para fazer em casa
Depois que troquei o pão francês pelo pão sem farinha de trigo emagreci e ganhei disposição
Bolo de milho de latinha com leite condensado super gostoso e fácil de fazer
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais