Creme de milho

Descubra como preparar o creme de milho com um toque de manjericão fresco, uma receita perfeita para fazer quando você está com vontade de fazer algo simples e ao mesmo tempo saboroso. 

Os verdadeiros fãs de milho vão ficar maravilhados com esta receita! O creme de milho é feito com o preparo de um creme branco, com manteiga derretida e, para ter um sabor mais sofisticado, pode adicionar aipo e alho-poró.

Ele também leva farinha e leite, sendo o preparo realmente simples e prático. 

Primeiro, comece a fazer o creme branco. Em uma panela derreta a manteiga, junte o alho-poró e o talo de aipo, descascado e cortado em pedaços, deixando fritar alguns minutos.

Em seguida, dissolva a farinha e despeje o leite. Porém, continue a misturar tudo com cuidado para que não formem bolhas de farinha.

Assim que o creme ferver, retire o alho-poró e o aipo com a ajuda de uma escumadeira. Agora, o creme branco estará pronto.

Então, se você notar que o creme está muito líquido, deixe ferver mais tempo. Por outro lado, se estiver com a consistência muito firme, você pode adicionar um pouco de leite.

Depois, bata o creme branco com os grãos de milho em um liquidificador. Em seguida, para tirar as cutículas, passe tudo por uma peneira. 

Adicione sal e aqueça o creme de milho em fogo baixo antes de servir.

É interessante mencionar que o alho-poró tem um sabor um pouco acentuado. Por isso, combina perfeitamente com alimentos neutros como milho, batata e manteiga. 

Isso ajuda a realçar os seus sabores e, também, pode também intensificar o paladar em alimentos combinados com bacon e queijo.

Creme De Milho
Creme de Milho – Depositphotos

Ingredientes da receita de Creme de Milho

  • 2 latas de milho (170 gramas cada) 
  • 3 aipos  
  • 2 alhos-poró
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 500 ml de leite integral 
  • 50 g de manteiga 
  • Sal a gosto

Como fazer Creme de Milho – Modo de preparo

  1. Comece a preparar o creme branco. Numa panela derreta a manteiga, junte o alho-poró e o talo de aipo, descascado e cortado em pedaços.
  2. Deixando fritar alguns minutos.
  3. Em seguida, dissolva a farinha e despeje o leite.
  4. Continue a misturar tudo com cuidado para que não formem bolhas com a farinha.
  5. Assim que o creme ferver, retire o alho-poró e o aipo com a ajuda de uma escumadeira.
  6. Se notar que o creme está muito líquido, deixe ferver mais tempo.
  7. Se estiver muito espesso, dilua com um pouco de leite.
  8. Bata o creme branco com os grãos de milho.
  9. Passe tudo por uma peneira para retirar as cutículas.
  10.  Adicione sal.
  11. Aqueça o creme de leite em fogo baixo antes de servir.

Existem diversas variações possíveis com o creme de milho. Por exemplo, creme de milho com bacon, com queijo, com palmito, com fricassé, entre outras. Além disso, ele pode servir de acompanhamento para peito de peru, filé de frango, almôndegas e carnes assadas.

O creme de milho é uma daquelas refeições que você não enjoa de comer. Perfeito para um bom almoço de domingo com a família reunida!