Quer uma dica para deixar a refeição do dia a dia muito mais especial? Faça couve-flor empanada! Além de ser prática e deliciosa, a couve-flor empanada vai tirar o seu cardápio da mesmice e agradar toda a família. Essa receita é da Cris Ferreira, do IG @meu.lar.minhapaz. Vamos aprender a fazer?
Para fazer a couve-flor empanada, vamos precisar de 1 couve-flor média, ovos, farinha de rosca, óleo e temperos a gosto. O modo de preparo é muito simples: basta cozinhar a couve-flor com os temperos a gosto, até ela ficar al dente, e escorrer. Enquanto a couve-flor escorre, você pode preparar o empanado. Para isso, basta bater os ovos em uma tigela e colocar a farinha de rosca em outra. Se quiser, acrescente queijo parmesão ralado aos ovos. Vai ficar uma delícia!
Na sequência, basta passar cada buquê de couve-flor nos ovos e, em seguida, na farinha de rosca, pressionando levemente para a farinha grudar. Por último, é só fritar os buquês em óleo na temperatura média, até eles dourarem, escorre-los em papel toalha e servir.
Uma dica incrível é servir a sua couve-flor à milanesa com um molho rosé. Sua família vai adorar, com certeza. Faça e confira!
Veja Também: 50 Sobremesas Para o Natal
INGREDIENTES
- 1 couve-flor média
- 2 ovos
- 2 xícaras de chá de farinha de rosca
- óleo (para fritar)
- temperos a gosto (sal, caldo de legumes e páprica doce, entre outros)
COMO FAZER COUVE-FLOR EMPANADA
Modo de Preparo
- Separe os buquês da couve-flor e lave-os bem, em água corrente.
- Em uma panela, coloque água suficiente para cozinhar a couve-flor e os temperos a gosto (sal, páprica doce e caldo de legumes).
- Quando a água começar a ferver, coloque a couve-flor e deixe cozinhar até ficar al dente (nem crua, nem cozida demais).
- Escorra a couve-flor e reserve.
- Em uma tigela, coloque os ovos ligeiramente batidos e reserve.
- Em outra tigela, despeje a farinha de rosca.
- Envolva cada buquê de couve-flor no ovo batido e, em seguida, na farinha de rosca, pressionando levemente para grudar bem.
- Leve para fritar em óleo na temperatura média (nem quente demais, nem morno) até os buquês dourarem.
- Escorra os buquês em papel absorvente, espere esfriar e sirva.
Dicas:
- Não cozinhe demais a couve-flor, senão o empanamento ficará difícil. Além disso, a couve-flor continua a cozinhar no óleo.
- Se quiser, acrescente 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado no ovo batido. Fica uma delícia!
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais