Os bolos, pavês e demais receitas que levam morangos frescos sempre acabam encharcados. Não é à toa que uma das perguntas que mais ouvimos é “Como fazer para o morango não soltar água”. É por isso que hoje elaboramos 8 dicas práticas e fáceis para livrar as suas receitas desse grande problema. Confira e coloque todas elas em prática!
COMO FAZER PARA O MORANGO NÃO SOLTAR ÁGUA
- Na hora de comprar, escolha os morangos mais firmes e observe se não há caldo no fundo da caixinha. Se houver, escolha outra caixa.
- Lave os morangos em água corrente e seque-os em papel toalha.
- Tire os cabinhos somente depois de lavar os morangos, porque se tirá-los antes de lavar, eles absorverão água.
- O melhor corte para os morangos não soltarem água é em fatias no sentido comprimento. A regra é: quanto maior você picar o morango, menos água vai soltar.
Publicidade
- Para retirar o excesso de água dos morangos, coloque os morangos picados em uma peneira apoiada sobre uma bacia ou tigela grande. Polvilhe açúcar e deixe na geladeira por, no mínimo 4 horas (o melhor é de um dia para o outro). Você vai notar que formará uma calda no fundo da tigela. Se quiser, utilize-a para molhar o bolo ou os biscoitos do pavê!
- Ainda assim, prepare o bolo com, no máximo, 4 horas de antecedência, para garantir que o mínimo possível de água escorra na sua receita.
- Nunca faça recheios com morango para bolos de pasta americana, pois eles interferem na estabilidade da pasta.
- E fique atenta: os bolos e demais receitas com morango têm validade máxima de 3 dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais