Como fazer Caldo de Kenga

Aprenda agora como fazer caldo de kenga deliciosamente perfeito! Caldo de kenga é um caldo feito com peito de frango, bacon, calabresa, mandioca e mandioquinha. Ideal para ser servido em dias frios. Ele tem um sabor marcante e delicioso.

Qual a origem do Caldo de Kenga?

O caldo de Kenga é de origem mineira, da região de Salinas.

Porque o Caldo de Kenga tem esse nome?

No interior de Minas Gerais, kenga é sinônimo de galinha. E o caldo de kenga nada mais é que um caldo com galinha.

Como fazer caldo de kenga?

Vamos aprender como fazer caldo de kenga de uma maneira muito fácil. Em primeiro lugar você vai cozinhar o peito de frango na panela de pressão com água e sal. Quando ele estiver cozido, retire-o da água e o desfie.

Nessa mesma panela com a água do cozimento do frango, coloque a mandioca e a mandioquinha e leve ao fogo. Deixe por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, deixe a pressão sair. Tire os fiapos da mandioca e bata tudo no liquidificador, mandioca, mandioquinha e a água do cozimento. Reserve.

Em uma panela (pode ser a panela de pressão mesmo), adicione o óleo e frite bacon, a calabresa, a cebola, o alho e a pimenta. Adicione o frango desfiado e refogue bem. Por cima, coloque o caldo de mandioca com mandioquinha reservado, o milho e a salsinha. Acerte o sal e deixe ferver até apurar. Desligue o fogo e coloque 3 colheres de cebolinha picada. Está pronto seu caldo de kenga. Sirva com pão caseiro ou torrada.

Autor: André Holmo
Tipo: Caldos
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de Fogo: 50 minutos
Tempo total: 60 minutos
Rendimento: Serve 5 a 6 pratos
Calorias: 150 calorias a cada 100 gramas

Aprenda Como Fazer Caldo De Kenga
Foto: Depositphotos

Ingredientes:

  • 1 peito de frango
  • 1/2 kg de mandioquinha descascada e picada
  • 1/2 kg de mandioca descascada e picada
  • 1/2 calabresa picadinha
  • 100 gramas de bacon picado em cubos
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 Pimenta dedo de moça picada sem sementes
  • Salsinha e cebolinha
  • Sal
  • 1 colher de óleo
  • 1 lata de milho, já escorrido.

Como fazer caldo de kenga – Modo de Preparo

  1. Coloque o peito de frango na panela de pressão. Cubra com água e acrescente uma colher de sal.
    Deixe cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Abra a panela e confira se está cozido. Se estiver, está pronto. Se não estiver volte por mais 5 minutos. Desfie e Reserve.
  2. Na mesma água do cozimento, Coloque a mandioca e a mandioquinha. Se for necessário acrescente mais água até cobrir os vegetais. Leve ao fogo por 20 minutos depois que pegar pressão. Após esse período, desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e veja se a mandioca está bem cozida. Se não estiver, volte por mais 5 minutos.
  3. Bata no liquidificador a mandioca sem fiapos e a mandioquinha junto com o caldo que ficou na panela. Se necessário acrescente mais água até dissolver bem. Reserve.
  4. Em uma panela, coloque o óleo, o bacon, a calabresa e a cebola. Deixe fritar por uns 2 minutos. Abaixe o fogo, acrescente o alho e a pimenta. Frite até que o alho fique levemente dourado.
  5. Coloque o peito de frango desfiado e mexa bem, refogando-o junto com a calabresa, o bacon, o alho e a cebola.
    Aumente o fogo e acrescente o conteúdo do liquidificador, salsinha a gosto e uma lata de milho.
  6. Aqui fica ao seu critério. Se quiser um caldo mais grossinho não precisa adicionar água. Se gosta de um caldo mais ralo, adicione mais 2 xícaras de água quente. Acerte o sal.
  7. Quando começar a borbulhar abaixe o fogo e marque 2 minutos.
  8. Por último coloque cebolinha e está pronto para servir.

AVALIE ESSA RECEITA!