Calabresa Acebolada de Boteco Paulista

A receita de calabresa acebolada de boteco é muito simples e não tem muitos truques. Esse que vos escreve começou sua carreira como chefe de cozinha em um bar na cidade de São Carlos,interior de São Paulo e por conta disso se especializou em comidas de boteco.

A porção de calabresa acebolada de boteco é sem dúvidas uma das mais pedidas. Perde apenas para a batata frita, indiscutivelmente a mais tradicional.

Nós vamos utilizar 2 cebolas. Uma vai ser para “forrar o prato”, cortada em pétalas, fazendo com que tenha bastante volume na apresentação e a outra cortada em rodelas, que vai por cima da calabresa. Só a primeira deverá ficar de molho no shoyo.

O que Comer com calabresa acebolada?

Recomendo pão francês levemente aquecido com azeite o orégano ou pão de alho. Sirva também com vinagrete e salada de alface.

Como fazer calabresa acebolada de boteco?

O preparo começa na cebola. Corte-as em pétalas e não em rodelas. Deixe de molho no Shoyo por uns 5 minutos.

Em uma panela com óleo de soja coloque as as pétalas e mexa por uns 2 minutos. Não tampe. A cebola ficará cozida e ao mesmo tempo crocante. Reserve.

Se necessário tire a pele da calabresa. Algumas marcas tem a pele tão fininha que nem precisa tirar. Corte a calabresa em rodelas não muito finas. De preferência meio na diagonal.

Leve ao fogo com 2 colheres de óleo e uma cebola cortada em rodelas. Misture bem e deixe no no fogo por 2 a 3 minutos no máximo. O objetivo não é fritar a calabresa até que seque. Como a calabresa já é pré-cozida, o melhor ponto é mal passado.

Montagem da porção de calabresa acebolada:

Forre um prato ou bandeija com as cebolas cortadas em pétalas. Por cima coloque a calabresa acebolada. Sirva com fatias de pão, vinagrete e salada de folhas. Fica uma calabresa acebolada de boteco de primeira. Vão comer até o alface, garanto.

Autor: André Holmo
Tipo: Aperitivo
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de Fogo: 5 minutos
Tempo total: 10 minutos
Rendimento: Serve 2 pessoas
Calorias: 900 calorias toda a receita.

Deliciosa Porção De Calabresa Acebolada De Boteco
Foto: Depositphotos

Ingredientes:

  • 1 linguiça calabresa ou tipo calabresa defumada
  • 2 cebolas
  • 1/2 xícara de molho Shoyo
  • 3 colheres de óleo.

Modo de Preparo:

  1. Corte uma cebola em pétalas e deixe de molho no shoyo por aproximadamente 5 minutos.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo, adicione as cebolas e deixe por uns 2 minutos. Não tampe a panela. Reserve.
    Se necessário, tire a pele da calabresa e corte-a em fatias longitudinais não muito finas.
  3. Corte a outra cebola em fatias. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo, coloque as calabresas e a cebola. Tampe a panela. Deixe de 2 a 3 minutos mexendo algumas vezes.
  4. Para montar o prato, coloque as cebolas cortadas em pétalas por baixo, formando uma cama. Em seguida coloque a calabresa acebolada por cima.

Sirva com alface, vinagrete, pão ou pão de alho.

AVALIE ESSA RECEITA!