Biscoito de polvilho é uma guloseima deliciosa que é impossível comer um só. Extremamente crocante, e um sabor inigualável e viciante. Confira o passo a passo dessa versão e faça hoje mesmo o mais gostoso biscoito de polvilho do planeta! Você vai amar e fazer toda semana!
Como fazer biscoito de polvilho
Para fazer biscoito de polvilho iremos utilizar 1 ovo, água, óleo, leite, polvilho azedo e sal. O preparo do biscoito de polvilho tem que ser feito com muito cuidado, portanto é fundamental seguir atentamente a sequência do passo a passo de preparo, utilizar as medidas exatas, e levar em consideração todas as dicas. Feito tudo isso, teremos uma massa cremosa, mas consistente, iremos dispor a massa num saco de confeitar, modelar o biscoito de polvilho numa assadeira, e levar para assar por aproximadamente 20-22 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus. Retirar do forno, deixar amornar e saborear cada pedacinho dessa delícia de biscoito de polvilho!
Ingredientes da receita de biscoito de polvilho
- 1 ovo
- 100 gramas de água
- 100 gramas de leite
- 100 gramas de óleo
- 300 gramas de polvilho azedo
- 10 gramas de sal
- Água q.b. se for necessário para dar o ponto
Modo de preparo
- É fundamental ter uma balança digital, pois os ingredientes devem ser “pesados” para que o resultado final da receita seja um sucesso. O motivo disso, é que o biscoito de polvilho é o resultado de uma mistura “igual” de polvilho e líquidos (água, óleo e leite). Se vamos utilizar 300 gramas de polvilho, iremos precisar de 300 gramas de líquidos.
- Coloque o polvilho e o sal numa tigela e misture bem para agregar. Reserve.
- Numa panelinha coloque a água e o óleo e leve ao fogo baixo até ferver.
- Despeje essa mistura sobre o polvilho reservado na tigela, esse processo irá “escaldar” o polvilho.
- Misture bem com uma colher para incorporar e depois espere amornar e misture um pouco com as mãos, até formar uma farofa grossa.
- Nesse momento acrescente o leite em temperatura ambiente, mas pode ser gelado também e mexa bem com uma colher.
- Em seguida amasse bem com as mãos, adicione o ovo (se possível retire a película da gema) e misture muito bem com uma colher de pau.
- A massa nessa etapa ainda estará um pouco grossa, e o ideal é que ela esteja mais cremosa para ser transferida para um saco de confeitar.
- Portanto adicione água “aos poucos”, até a consistência da massa ficar num ponto cremoso mas não muito mole, uma cremosidade homogênea. Não é um mingau!
- Cuidado com a quantidade de água a ser colocada nessa etapa! Talvez nem seja necessário a adição de água. Tudo vai depender do polvilho utilizado.
- Despeje essa massa num saco de confeitar com bico perlê ou corte a ponta.
- Modele os biscoitos no formato que preferir e disponha numa assadeira, deixando um espaço entre eles.
- Faça isso com todo o restante da massa, e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 20-22 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar e sirva essa delícia de biscoito de polvilho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Bati esses 2 ingredientes no liquidificador e fiz uma deliciosa sobremesa gelada
Costela assada no forno ela fica desmanchando e os ossos soltam sozinhos uma delícia
Depois que provei ovo no tomate pela primeira vez comecei a fazer toda semana
Guacamole caseira perfeita aprendi com cozinheiro de restaurante mexicano
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais