Bala de Coco Passo-a-Passo


As Balas de Coco são deliciosas e muito tradicionais nas festas de muitas regiões do Brasil. O custo para fazê-la é muito baixo, no entanto, o preço de venda do quilo está sempre nas alturas. Faça e aumente bastante os seus lucros!

Veja Também: Bala de Coco Recheada
Veja Também: Bala Baiana
Veja Também: Bala de Brigadeiro

bala de coco

INGREDIENTES

  • 200ml de leite de coco de boa qualidade
  • 200ml de água
  • 1kg de açúcar refinado

COMO FAZER BALA DE COCO

  1. Antes de começar a fazer bala, resfrie o mármore. Dica: Coloque assadeiras com gelo sobre o mármore até o momento de colocar a bala.
  2. Em uma panela grossa e alta, coloque todos os ingredientes e mexa para misturar tudo, ainda com o fogo desligado. Dica: Antes de ligar o fogo, retire todos os cristais de açúcar ao redor da panela com um pano limpo úmido para a bala não açucarar.
  3. Coloque a panela no fogo e deixe ela lá até ferver (aproximadamente 20 minutos). Não pode mexer nessa fase, senão açucara. Para saber o ponto da bala faça esse teste: pegue um recipiente pequeno de vidro e coloque água dentro. Pegue uma colherada da bala e jogue dentro do recipiente. Se a bala estiver no ponto, ela terá uma coloração de caramelo bem claro e ficará grossa no contato com a água e você poderá esticá-la.
  4. Pouco antes de chegar ao ponto, prepare o mármore retirando as formas com gelo, secando o mármore e untando com uma fina camada de margarina sem sal. Dica: Não coloque margarina em excesso porque fará a bala açucarar.
  5. Quando a bala estiver no ponto, despeje-a sobre o mármore gelado e untado.
  6. Deixe a bala amornar (menos de 5 minutos) para trabalhar com ela. Dica: Não deixe a bala esfriar, porque será difícil manuseá-la. Se a bala esfriar, não será possível trabalhar com ela.
  7. Com a bala morna, retire-a do mármore com a ajuda de uma faca e faça uma bola com a massa. Comece a puxá-la, formando um cordão, e depois junte as pontas e repita o processo até ela ficar acetinada (branca brilhante) e com vincos naturais. Dica: se você for fazer uma grande quantidade de bala, utilize um prego preso a parede e devidamente protegido e higienizado para te ajuda a puxar a bala.
  8. Quando der ponto, modele os cordões da grossura do polegar e vá cortando-os com uma tesoura para uso culinário.
  9. Depois dos cordões feitos, corte as balas com o auxílio da tesoura e deixe-as secando por, pelo menos, 24 horas, em local arejado.
  10. Rende, em média, 100 balas.
  11. Qualquer dúvida relacionada ao ponto da bala, clique aqui e veja o vídeo explicativo da culinarista Silvia Helena.

Veja Também: Bala de Coco Recheada
Veja Também: Bala Baiana
Veja Também: Bala de Brigadeiro

Fonte: Silvia Helena


Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo