Bacon e Linguiça Podem Causar Câncer, diz OMS


Bacon e Linguiça Podem Causar Câncer, diz OMS

A Iarc (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancêr), ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou nesta segunda-feira (26) que o consumo de carne processada favorece o desenvolvimento de câncer colorretal, ou seja, câncer no intestino grosso e no reto.

embutidos não

Carne processada é aquela que foi modificada para melhorar o seu sabor por meio de salga, secagem, fermentação, defumação ou outros processos. Alguns exemplos são bacon, linguiça calabresa, salsicha e carne seca, além de embutidos como presunto, mortadela e salame. Os especialistas concluíram que cada 50g de carne processada por dia aumentam o risco de câncer colorretal em 18%.

As carnes vermelhas (boi, porco e cordeiro), por sua vez, foram classificadas pela Iarc como provavelmente carcinogênicas, pois faltam estudos que comprovem a influência determinante da ingestão de carnes vermelhas frescas e a incidência de câncer. Em relação às carnes brancas (frango e peixe), não há estudos correlacionando a sua ingestão ao câncer.

Apesar dessas informações, a OMS não recomenda que as pessoas parem de comer carnes, mas que evitem as carnes processadas e limitem a ingestão de carnes vermelhas. Além disso, é importante lembrar que para prevenir o câncer, é fundamental adotar uma dieta saudável, baseada em grãos integrais, frutas, verduras, legumes, associada à prática de atividades físicas.


Deixe um Comentário

Compartilhe com um amigo