Que tal alegrar o lanche da família ou fazer para o jantar esse apetitoso salgado assado, do Canal Cozinhando com a Ly, que vai deixar todo mundo com água na boca? Trazendo uma massa leve, fofa e gostosa, ele é versátil, pois você pode variar o recheio a vontade! Não perca tempo, faça ainda hoje!
Como fazer salgado assado
Para o salgado assado, inicie pelo preparo da massa, colocando em uma tigela espaçosa, o leite integral morno, a água morna e o fermento biológico seco, misturando com um fouet para a completa dissolução do fermento. Junte o açúcar, o óleo e o sal, tornando a misturar. Em seguida adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando a cada acréscimo com uma espátula e a massa estando pesada, passe para uma bancada polvilhada com farinhada, amassando com as mãos durante uns 3 minutos, para ficar macia, reservando-a na tigela, coberta com um guardanapo limpo ou plástico-filme. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie esse salgado sensacional!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de salgado assado
Para a massa
- 500 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 150ml de leite integral morno
- 90ml de óleo
- 1 sachê de fermento biológico seco (10 g) ou 30 g de fermento biológico fresco
- 150ml de água morna
Para o recheio
- 3 colheres (sopa) de maionese
- 2 tomates sem sementes picados
- 350 g de muçarela ralada
- cebolinha picada (a gosto
- 1 gema de ovo (para pincelar)
- 2 colheres (sopa) de leite integral (para pincelar)
Modo de preparo
Da massa
- Em uma bacia adicione 150ml de leite integral morno, 150ml de água morna e 1 sachê de fermento biológico seco, depois mexa com um fouet para dissolver o fermento.
- Em seguida acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar, 90ml de óleo e 1 colher (sobremesa) de sal, mexendo novamente.
- Na sequência, vá colocando a farinha de trigo gradualmente, mexendo a cada adição, a princípio com uma espátula, depois quando a massa pesar, transfira para uma bancada enfarinhada e vá amassando manualmente por uns 3 minutos, até ficar bem macia.
- Forme uma bola com a massa, volte para a bacia, cubra com um pano de prato limpo ou plástico-filme e deixe crescer até dobrar de volume, por cerca de 40 minutos.
- Enquanto isso, prepare o recheio.
- Com a massa crescida, passe-a para a bancada enfarinhada e divida a massa em 14 unidades. Se tiver balança culinária, pese, deixando cada porção com 65 g, mas se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho, fazendo bolinhas com elas.
- Abra cada uma dessas bolinhas na bancada polvilhada com farinha, usando um rolo, formando um círculo de espessura média.
- Adicione uma colher de sopa generosa de recheio e feche como se fosse um pastelzinho, colando bem ambas as partes. Depois, se desejar, faça um franzidinho na volta toda do salgado, trazendo a pontinha da massa e jogando para dentro, apoiando com o dedo indicador entre um franzido e outro. Repita o processo para modelar e rechear todos os salgados.
- Disponha os salgados em formas grandes untadas e enfarinhadas, cubra novamente com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos, ou até ficarem bem crescidos e fofinhos.
- Depois disso, numa tigelinha, misture 1 gema de ovo com 2 colheres (sopa) de leite integral, pincelando os salgados com delicadeza com essa misturinha.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 220 °C por uns 20 a 25 minutos, ou até ficarem dourados.
- Retire, deixe amornar, sirva e deguste seu fantástico salgado assado! Bom a petite!
Do recheio
- Em uma vasilha coloque 350 g de muçarela ralada, 2 tomates sem sementes picados, cebolinha picada a gosto e 3 colheres (sopa) de maionese.
- Misture tudo muito bem com uma colher.
- Deixe reservado.
Rendimento: 13 salgados assados.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais