Que tal aprender a preparar com facilidade, esse encantador biscoito de maisena, que também recebe o nome de casadinho, e fica delicioso, encantando a todos? Ele tem um preparo fácil, recebe um recheio de doce de leite, que você pode variar a gosto, e cobertura de leite ninho, chegando a derreter na boca de tão macio! Faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer biscoito de maisena
Para a receita de biscoito de maisena, adicione em uma tigela espaçosa: o amido de milho e o leite em pó, misturando com uma espátula. Junte a margarina em temperatura ambiente e, aos poucos, acrescente o leite condensado, misturando a cada acréscimo. Em seguida, vá massando manualmente, podendo colocar mais leite condensado, se necessário, voltando a amassar, até obter uma massa lisa, que não cola mais nas mãos. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa gostosura!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de biscoito de maisena
- 4 colheres (sopa) de leite em pó (40 g)
- ½ caixinha de leite condensado (ou até dar o ponto)
- 4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente (60 g)
- 3 xícaras (chá) de amido de milho (360 g)
- doce de leite o quanto baste (para rechear)
- leite em pó a gosto (para a finalização)
Modo de preparo
- Em uma bacia, coloque: 3 xícaras (chá) de amido de milho e 4 colheres (sopa) de leite em pó, mexendo com uma espátula.
- Acrescente 4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente e, gradualmente, vá juntando ½ caixinha de leite condensado, mexendo com a espátula a cada adição.
- Depois coloque, literalmente, as “mãos na massa”, amassando. Se a massa ainda estiver seca e esfarelando, adicione mais um pouco de leite condensado, tornando a mexer até ela ficar bem lisinha. Se ficar muito mole, basta acrescentar um pouco mais de amido ou leite em pó, tornando a mexer.
- O ponto correto da massa é quando ela fica bem lisinha, brilhante, bonita e fácil de trabalhar, desgrudando totalmente das mãos.
- Para abrir a massa, disponha uma porção dela entre dois plásticos numa bancada, usando duas réguas niveladoras (6 mm de altura), ou se não tiver, use palitos de churrasco, para limitar as extremidades, para os biscoitos ficarem todos da mesma altura, padronizados.
- Abra com o rolo e depois corte essa massa com um cortador de 3 cm (ou com a boca de um copinho pequeno) ou faça bolinhas e achate-as com um garfo, se não tiver cortador.
- Retire o excesso de massa para soltar os biscoitos mais facilmente.
- Transfira os biscoitos para uma forma forrada com papel-manteiga, deixando um espaço entre um biscoito e outro. Repita o processo até abrir e cortar toda a massa.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, para assar por, aproximadamente, 10 a 15 minutos. Ele vai ficar levemente dourado por baixo e clarinho por cima, tome cuidado para não queimar.
- Retire e solte os biscoitos com delicadeza do papel-manteiga(eles estarão molinhos, é assim mesmo, quando esfriarem ficarão mais firmes e sequinhos).
- Aguarde os biscoitos esfriarem completamente., deixando-os unidos a cada 2 para facilitar a montagem depois.
- Com os biscoitos frios, coloque o doce de leite numa manga de confeitar e corte a pontinha. Se não tiver, pode usar uma colherzinha para rechear.
- Segure um biscoitinho nas mãos e coloque uma gota de doce de leite sobre ele, grudando outro biscoitinho no doce de leite, formando um casadinho. Repita o processo com todos os biscoitos.
- Passe cada biscoitinho numa tigela com leite em pó, balançando para tirar o excesso. Faça isso com todos os biscoitinhos. Se preferir, faça uma misturinha com açúcar e leite em pó para empanar os biscoitos.
- Prontinho! Sirva e deguste seu irresistível biscoito de maisena! Bom proveito!
Rendimento: 50 biscoitos de maisena (casadinhos).
Dica adicional: para o recheio do biscoito de maisena você pode usar, além do doce de leite: brigadeiro tradicional, brigadeiro de leite ninho, goiabada, Nutella, beijinho, etc. e, além disso, pode saborizar a massa com raspinhas de limão ou laranja.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais