Se você ainda não experimentou um delicioso feijão tropeiro, essa é a chance! Aprenda a fazer essa receita ensinada pelo Canal Receitas da Ane, que fica bem temperada e cheia de sabor, com carne, linguiça e couve, típica da culinária mineira. Experimente e surpreenda sua família com essa tradição deliciosa!
Como fazer feijão tropeiro
Para fazer esse feijão tropeiro, vamos usar ingredientes comuns que normalmente já temos em casa, como feijão, louro, bacon, linguiça, cebola, couve e farinha de mandioca. O preparo envolve cozinhar o feijão na pressão, depois refogar as carnes e incorporar todos os ingredientes na panela até que tudo fique bem misturado e temperado. Veja o passo a passo completo e prepare um prato incrível para a sua refeição.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de feijão tropeiro
- 500 g de feijão carioca
- 2 folhas de louro
- Água (suficiente para cobrir o feijão)
- 250 g de bacon em cubos
- 2 gomos de linguiça calabresa cortados em cubos
- 1 cebola média picada
- 1/2 maço de couve picado
- 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca branca
- Azeite, coentro, colorau, sal e tempero baiano a gosto
Modo de preparo
- Coloque o feijão carioca em uma panela de pressão junto com as folhas de louro e meia colher de sopa de sal. Cubra com água, deixando cerca de três dedos acima do feijão.
- Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos após pegar pressão. Deixe a pressão sair naturalmente e, em seguida, escorra o feijão e reserve.
- Em uma panela grande, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Adicione a linguiça calabresa e continue fritando até dourar bem.
- Acrescente a cebola picada e deixe fritar até ficar levemente dourada. Se necessário, adicione um pouco de azeite.
- Coloque o feijão cozido na panela e tempere com sal, colorau e tempero baiano, misturando bem para incorporar os sabores.
- Adicione a couve picada e refogue até que ela murche e fique macia. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca, misturando bem para que tudo fique uniforme.
- Transfira o feijão tropeiro para uma travessa, finalize com coentro picado e sirva imediatamente.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais