Essa receita de fígado acebolado é uma ótima pedida para quem procura uma opção nutritiva e cheia de sabor para o dia a dia. O canal Cozinha da Li Oliveira traz dicas importantes para preparar o fígado sem erros, garantindo uma carne suculenta e bem temperada. Confira o passo a passo e prepare o bife de fígado mais gostoso da sua vida!
Como fazer fígado acebolado
Para preparar um fígado acebolado saboroso, você vai precisar de temperos como sal, limão, louro, alho, pimentão e cebola. Começamos cortando o fígado em tiras e marinando no leite para suavizar o sabor. Depois, adicionamos temperos e fritamos em fogo alto para garantir suculência. A cebola e o pimentão são refogados junto, o que dá um toque especial ao prato. Acompanhe o passo a passo abaixo!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de fígado acebolado
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- Suco de ½ limão
- 1 cebola grande cortada em meia lua
- 1 colher (sopa) cheia de banha de porco ou manteiga
- 100 ml de água filtrada
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1 kg de fígado de boi cortado em bifes e sem membranas
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
- 250 ml de leite
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho picados
Modo de preparo
- Corte o fígado em tiras, coloque em uma tigela e adicione o leite, mexendo bem. Deixe marinar na geladeira por 30 minutos.
- Retire o fígado da geladeira, lave bem em água corrente para remover o leite e coloque em uma peneira para escorrer o excesso de água. Reserve.
- Em outra tigela, coloque o fígado já lavado, as folhas de louro, o alho picado e o suco de limão. Misture bem e deixe marinar por mais 10 minutos.
- Aqueça a banha ou manteiga em uma frigideira grande. Quando estiver bem quente, adicione o fígado marinado e aumente o fogo. Frite o fígado mexendo ocasionalmente até perder a cor rosada.
- Adicione o sal quando o fígado começar a mudar de cor e mexa bem. Continue cozinhando até que o líquido que a carne soltou seque por completo. Assim que começar a fritar, mexa sem parar para dourar bem, evitando que a carne queime ou fique ressecada.
- Acrescente a cebola cortada em meia lua e refogue até murchar um pouco. Adicione as tiras de pimentão, despeje a água e cozinhe até que todo o líquido evapore.
- Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e misture bem. Pronto! Sirva o fígado acebolado bem quentinho e aproveite essa receita cheia de sabor!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais