Pensa numa massa super macia e enroladinha, com um recheio saboroso, e que atende pelo nome de joelho! Também é conhecido como italiano. O que importa é que o joelho nada mais é do que uma delícia recheada de presunto, queijo e tomate. Siga o passo a passo e só faz!
Como fazer joelho
Para fazer joelho iremos precisar para a massa de farinha de trigo, açúcar, sal, fermento biológico seco, água morna e óleo. Vamos misturar todos os ingredientes da massa do joelho e sovar bem até obter uma massa lisa, homogênea que não grude nas mãos. Cobrir com um pano e deixar crescer por 10 minutos. Para a montagem do salgado joelho, teremos que seguir corretamente o passo a passo de preparo das duas opções de montagem. Dispor numa assadeira untada e enfarinhada, pincelar com gema e assar por cerca de 25-30 minutos em forno pré-aquecido a 250 graus. Retirar do forno e saborear cada um desse delicioso salgado chamado joelho!
Ingredientes da receita de joelho
Para a massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 4 colheres(sopa) de açúcar
- 1 colher(sopa) rasa de sal
- 2 envelopes de fermento biológico seco
- ½ litro de água morna
- 150 ml de óleo
Para o recheio
- 1 tomate picado
- 300 gramas de molho de tomate
- ½ kg de apresuntado
- ½ kg de mussarela
Para a montagem
- Orégano a gosto
- 2 gemas para pincelar
Modo de preparo
Da massa
- Numa bacia grande, coloque a água morna, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento biológico seco.
- Mexa muito bem com as mãos, para homogeneizar, e coloque a farinha de trigo, aos poucos, misturando até o ponto de amassar.
- Transfira para uma bancada untada com óleo (segredinho para deixar a massa mais macia e fazer o fermento agir melhor, e ficar mais elástica) e sove muito bem.
- Continue sovando, e cada vez que o óleo ser absorvido pela massa, coloque mais um pouco de óleo na bancada.
- Sove um pouco mais até obter uma massa lisa e homogênea que não grude mais nas mãos. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por 10 minutos.
Montagem 1
- Divida a massa em 2 partes, e abra uma delas com um rolo de massas, numa bancada enfarinhada, modelando um retângulo grande.
- Disponha as fatias de apresuntado na horizontal, no centro do retângulo, em toda a extensão da massa deixando sobras nas bordas de cima e de baixo do retângulo.
- Misture o tomate picado no molho de tomate, coloque 1 colher(sopa) sobre cada fatia de presunto, e cubra com uma fatia de mussarela.
- Dobre a borda de baixo da massa sobre toda a extensão do recheio, em seguida cubra com a borda de cima da massa, formando um “sanduiche de massa”.
- Corte o salgado no tamanho de 5 dedos, esse é um tamanho ideal. Faça isso com toda a extensão do retângulo recheado.
- Disponha os salgados numa assadeira untada e enfarinhada. Reserve.
Montagem 2
- Abra a outra metade da massa da mesma maneira que a anterior, modelando um retângulo grande.
- Disponha as fatias de apresuntado na vertical, em toda a extensão do retângulo. Coloque o molho de tomate no centro de cada fatia e cubra com a mussarela.
- Com o cortador de massas, acerte todo o retângulo. Corte cada porção de salgado recheado separando todos eles.
- Enrole cada salgado como um rocambole mas com apenas duas voltas na massa. Se sobrar massa sem recheio, remova o excesso.
- Disponha os salgados na assadeira untada e enfarinhada, pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 250 graus por 25-30 minutos ou até ficarem dourados.
- Retire do forno e sirva em seguida essa delícia de joelho!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Chuchu com creme de leite um prato simples e delicioso que toda sua família vai adorar
Esse é o bolo pelado ou naked cake o bolo de festa mais chique fácil e delicioso de se fazer
Essa é a melhor salada de repolho que você já comeu é uma delícia e sua família vai amar
Sobremesa no copo simples e deliciosa que derrete na boca quem provar vai aprovar
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais