Muita gente tem dúvida de como cozinhar feijão na panela de pressão. Existem várias formas de cozinhar feijão, por exemplo, o feijão de 6 minutos e o feijão na panela de arroz, mas a mais simples e tradicional é o feijão cozido na panela de pressão.
Ao contrário do que parece, cozinhar o feijão na panela de pressão é muito fácil, rápido e ainda economiza gás, pois são necessários apenas 10 minutos para que os grãos estejam macios.
Para aprender como cozinhar feijão na panela de pressão, é necessário, primeiramente, compreender que teremos 3 passos pela frente: o primeiro é deixar o feijão de molho (ensinamos duas formas de você fazer isso).
O segundo passo é o cozimento do feijão propriamente dito e o terceiro – e último – passo é temperar o feijão.
Confira o passo a passo de como cozinhar feijão na panela de pressão e tenha um feijão delicioso e sempre fresquinho na mesa da sua família!
Autor: Caroline Donatelli
Tipo: Cozidos
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de fogo: 30 minutos
Tempo total: 35 minutos (+ o tempo do molho)
Rendimento: 8 porções
Calorias: 155 kcal
Ingredientes
- 2 xícaras de feijão
- 6 xícaras de água
- 2 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho amassados
- sal e pimenta do reino (a gosto)
Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Primeiro Passo: Molho
- O primeiro passo é lavar o feijão em água corrente.
- Em seguida, é importante deixa-lo de molho apara eliminar as substâncias que provocam gases e indigestão e também diminuir o seu tempo de cozimento.
- Existem duas formas de colocar o feijão de molho. A primeira – e mais tradicional – é colocar o feijão em uma tigela, cobrir com água e deixar de molho por 6 a 12 horas, trocando a água do molho (remolho) na metade do tempo.
- O importante aqui é não ultrapassar as 12 horas de molho, porque, após esse tempo, o feijão começa a desmanchar e fermentar e não poderá mais ser usado.
- A segunda forma de colocar o feijão de molho é perfeita para quem tem pouco tempo, pois basta você colocar o feijão em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo alto.
- Quando a água começar a ferver, é só desligar a panela, colocar a tampa e aguardar 1 hora. Depois desse tempo, o feijão estará pronto para o cozimento.
Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Segundo Passo: Cozimento
- Primeiramente, escorra o feijão e despreze a água do molho, pois iremos utilizar água fresquinha para o cozimento.
- Coloque o feijão escorrido na panela de pressão e acrescente o triplo de água. Como estamos fazendo 2 xícaras de feijão, vamos utilizar 6 xícaras de água.
- Para temperar o feijão, vamos utilizar 2 folhas de louro. O restante dos temperos é colocado após o cozimento, para eles não mudarem a consistência do feijão.
- Colocado o feijão e a água, basta fechar a panela e liga-la no fogo alto.
- Quando a panela começar a chiar, abaixe para o fogo mínimo e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Depois desse tempo, você vai desligar a panela de pressão e esperar a pressão sair naturalmente da panela ou pode colocar a panela embaixo da torneira, tomando cuidado para molhar só a tampa e não a válvula. Esse processo de resfriar a panela de pressão, faz com que o ar saia mais rapidamente.
- Não eleve a válvula da panela para o ar sair, pois esse processo diminui a vida útil da panela de pressão.
Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – Terceiro Passo: Tempero
- Em uma frigideira, aqueça o óleo.
- Junte a cebola picada e refogue até ela murchar.
- Adicione o alho e refogue por 1 minuto. Não deixe o alho queimar, porque, quando queimado, ele fica amargo e estraga a sua receita.
- Acrescente 2 conchas do feijão cozido com o caldo. Misture e amasse os grãos com a colher.
- Junte esse refogado à panela com o restante do feijão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Deixe cozinhar, em fogo baixo, sem a tampa, até o caldo engrossar (aproximadamente 10 minutos).
- Desligue o fogo e sirva em seguida.
AVALIE ESSA RECEITA!
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem. Veja mais