Só quem tem um cãozinho em casa para saber como é difícil resistir ao olhar de quem está te vendo almoçar e está louco por um pouco da mesma comida. Mesmo que seja difícil resistir ao olhar do seu pet, saiba que em muitos casos é essencial, pois a saúde do seu cachorro pode estar em risco. Segue abaixo uma relação de alimentos que seu cachorro não pode comer!
10 alimentos que seu cachorro não pode comer
- Massas cruas: quando as massas ainda estão cruas, com o ambiente adequado, elas ficam sujeitas a um processo de fermentação alcoólica, em que o açúcar se transforma em calor, e gás carbônico e outros elementos. Esse processo é muito importante para fazer seu pão ou bolo crescer, mas acredite: no estômago do seu pet, vai fazer um mal enorme!
- Cebola: a cebola é também está na lista de alimentos que seu cachorro não pode comer, pois ela possui um oxidante tóxico chamado dissulfeto de n-propil. Esse oxidante pode atrapalhar o transporte de oxigênio no corpo do seu cachorro, produzindo uma série de complicações, tais como anemia, fraqueza, demais, podendo chegar a casos mais sérios.
- Macadâmia: oleaginosas, em geral, não são recomendadas para os cães, sendo algumas mais toleráveis que outras. No entanto, uma oleaginosa que não deve chegar perto do seu amigo de quatro patas é a macadâmia, pois ela possui toxinas que podem causar fraqueza, vômito e outros sintomas.
- Café: seja moído, em grão ou já passado, o café não deve ser consumido pelos cães, pois os cães são hipersensíveis à cafeína, que age diretamente em seu sistema nervoso. Isso pode gerar hiperatividade e até tremores no seu pet.
- Alho: nesse ingrediente tão comum em nossas cozinhas, está presente um composto químico chamado tiossulfato, que pode gerar sintomas semelhantes ao da cebola no seu cachorro, como anemia, fraqueza e afins, por isso, ele está na lista dos alimentos que seu cachorro não pode comer.
- Chocolate: no chocolate está presente a teobromina, um composto químico da mesma família da cafeína, e que causa nos cães sintomas muito semelhantes ao da cafeína. Além disso, por ser rico em açúcar, o chocolate pode causar obesidade e outras doenças no seu pet.
- Alimentos gordurosos: no seu processo evolutivo, os cães não aprenderam a comer e digerir alimentos muito gordurosos, pois isso esse tipo de alimento pode gerar complicações no seu sistema gastrointestinal, por exemplo pancreatite.
- Abacate: nessa fruta tão apreciada por nós, humanos, está presente uma toxina fungicida chamada persina, que se ingerida pelos cachorros, pode gerar sérias complicações, como vômito e diarreia. Por isso, melhor deixar o abacate longe do seu amigão!
- Leite: como os cães deixam de ingerir leite logo após o desmame, seu corpo “desaprende” a digerir esse produto, de modo que os cães acabam sendo mais sensíveis à lactose. Assim como em alguns adultos, essa sensibilidade à lactose pode gerar diarreia e vômito.
- Uvas: embora ainda não se saiba a razão exata para isso, a uva, mesmo consumida em pequenas quantidades pelos cães, pode gerar problemas graves, como insuficiência renal. Por ser um problema bem sério, é melhor deixar seu cãozinho bem longe das uvas. O mesmo vale para as uvas-passas!
Agora que você já sabe os alimentos que seu cachorro não pode comer, mantenha-os bem longe do seu cãozinho, para que ele sempre tenha uma saúde de ferro!
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Pão caseiro fácil e fofinho feito no liquidificador essa receita é econômica e rende muito
Rosquinhas de padaria deliciosas e fofinhas feitas com ingredientes que você tem em casa
Passo a passo para fazer um delicioso pudim de maracujá sua família vai amar essa sobremesa
Bolo de laranja da fazenda muito fácil e delicioso feito no liquidificador igual vovó fazia
Torta de palmito cremosa com massa que desmancha na boca uma delícia
Chefe de Cozinha, redator e blogueiro apaixonado por culinária. Aprendeu a cozinhar quando foi morar sozinho e hoje compartilha suas experiências gastronômicas. Tenho receitas publicadas nos portais Terra, R7 e algumas dezenas de sites no Brasil e no mundo. Escrevo diariamente no Receita Toda Hora e Pilotando Fogão. Veja mais